“Seja gentil com a sua saúde mental”: UPAE Petrolina realiza ações em prol do Janeiro Branco

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) deu início, nesta sexta-feira (14), às ações em prol do Janeiro Branco. Com o tema “Seja gentil com a sua saúde mental”, a unidade tem como objetivo cuidar da saúde mental dos profissionais da saúde.  

“Temos vivenciado momentos difíceis. Os profissionais da saúde estão cansados e sobrecarregados. Por isso, este ano, em especial, resolvemos focar nesse público. Precisamos cuidar de quem cuida. Aqui na UPAE temos feito isso desde o início da pandemia, com os grupos de saúde mental e tivemos bons resultados”, ressalta a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.  

A programação do Janeiro Branco começou com um momento de conversa e distribuição de folder educativo para a equipe da recepção. “Estamos fazendo o trabalho setorial, já que não podemos ter nenhum tipo de aglomeração. Demos início pela equipe de recepção, que é quem recebe o paciente na nossa Unidade, mas vamos contemplar a todos”, informa.  

Na próxima terça-feira (18), a Ouvidoria e o Núcleo de Educação Permanente promovem uma roda de conversa com a psicóloga Janaína Nunes. “Será um momento de diálogo com uma profissional de saúde mental, que abordará o tema sob uma perspectiva mais técnica. Sem dúvida, será um momento de grande relevância. Já realizamos outras palestras com Janaína e o resultado é sempre muito positivo”, reforça a ouvidora Síngryd Lima.  

Vale lembrar que a UPAE Petrolina dispõe de atendimento terapêutico ambulatorial para os profissionais da casa. “Damos o suporte que nos compete e fazemos os encaminhamentos necessários. O profissional precisa apenas sinalizar a sua necessidade e realizar o agendamento. Aqui nós também cuidamos de quem cuida”, finaliza a psicóloga Tatiany Torres.


Anna Monteiro

Assessoria de Comunicação
Social Media
Deixe seu comentário