Os moradores das cidades que integram o Sertão do São Francisco, como Juazeiro – BA e Petrolina em PE, ainda vivem o temor da pandemia do novo coronavírus, e mesmo sem casos confirmados da doença por parte das secretarias da saúde das duas cidades, a recomendação das autoridades é que as pessoas vivam os próximos dias dentro de suas casas, em uma quarentena social.
A Prefeitura de Petrolina disse em nota que, dos 22 casos já notificados do coronavírus, 7 foram descartados e 15 continuam aguardando o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. Não havia nenhuma confirmação da Covid-19 em Petrolina até o sábado (21).
Já em relação aos números relacionados ao H1N1, a Secretaria de Saúde ressalta que já notificou 9 casos e 2 foram descartados, enquanto 7 permanecem em investigação.
Em Juazeiro, o órgão municipal de saúde disse que possui 35 notificações, sendo nove casos confirmados para H1N1 incluindo dois óbitos, 18 casos estão em investigação e oito casos suspeitos de H1N1 já foram descartados.
Para o coronavírus, o município registra 13 notificações, sendo quatros casos suspeitos descartados e nove estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador.
Enquanto as cidades irmãs não realizam o teste para verificação da Covid-19, é importante que as pessoas evitem aglomerações e mantenham os hábitos de higiene lavando bem as mãos e usando márcaras descartáveis e o álcool 70, dado a carestia e dificuldade para comprar o álcool em gel.