Os desapropriados do Projeto Pontal em Uruás (zona Rural de Petrolina) apelam para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho para que interceda junto a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) no sentido de encontrar uma saída pacífica para resolver o impasse entre a Companhia e os pequenos agricultores que tiveram suas terras indenizadas para dar lugar ao perímetro irrigado na garantia de ter um lote irrigado.
A Codevasf entrou na justiça pedindo a reintegração de posse do lote 01 de propriedade da companhia nas proximidades da vila de Uruás. O Blog esteve hoje no local e conversou com a comunidade.
Para Dona Adelita Josefa de Souza que foi desapropriada na área do Pontal Norte a mesma tinha 124 hectares e hoje não tem um hectare de terra para trabalhar com a família. Ela aproveita para fazer um apelo ao ministro Fernando Bezerra no sentido de resolver o impasse.
“Antes quando a gente tinha a posse da terra, chegava a produzir 120 sacos de farinha, o que ajudava na renda da família. Hoje nós estamos abandonados, sem perspectiva de vida e sem área para produzir”, lamentou a agricultora desapropriada.
Já dona Dulce Anália da Silva, que foi contemplada com 50 hectares está pensando em devolver a área para a Codevasf, já que o local faz parte de uma reserva legal e que não poder ser desmatada para produção, sem falar que Dona Anália está solidária aos seus companheiros de assentamento que não foram beneficiados com nenhum hectare de terra. Ela afirma que se todas as famílias da área ocupada não forem beneficiadas com um lote apto a produzir, ela devolverá a sua terra em respeito e solidariedade aos companheiros.
“´Parece que não existe critério justo para essa distribuição de lote, porque enquanto uns ganham terras outros ficam sem nada”, declara Dona Anália.
Lourisvado José Nascimento veio da região de Amargoza também integra o movimento e é outra vítima da decisão da decisão da Codevasf. “Não sei por que ficamos sem área, porque nós que sempre moramos na região não fomos beneficiados, enquanto outras pessoas que não moram aqui ganharam lotes. Só acredito que o ministro Fernando Bezerra possa resolver isso. Se ele não conseguir, acho que ninguém consegue”, afirmou Seu Louro.
O diretor de políticas agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR), Lucindo João da Silva esteve no local em companhia de nossa reportagem. Em sua fala para os pequenos produtores e produtoras, ele disse que os mesmos deveriam desocupar o lugar já que se trata de uma decisão judicial, mas que o movimento continuasse em outra área.
Lucindo afirma que há mais de 30 dias vem tentado falar com o chefe da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, o superintendente Luiz Manoel de Santana, mas que não tem conseguido. “Mesmo assim estamos lutando e dando apoio jurídico às famílias descriminadas pela Codevasf”, ressaltou Lucindo.
Blog do Banana
32 comentários
A EMPRESA QUE COMPROU AS AREAS DESAPROPRADAS PELA CODVASF,FOI UMA EMPRESA DE PLANTIO DE CAJU.FIQUE MUITO FELIZ POIS GERA RENDA E RIQUEZA,PRA REGIAO,O APROVETAMENTO DA CASTANHA E SUCO E O MELHORRRRRRRRRRRR,NOS PEQUENOS PRODUTORES TEREMOS DIREITOS A VINTE CINCO POR CENTO,DENTRO DOS LOTES EMRIGADOS.RESULTADO DA NOSSA LUTA POIS SO NO DIA 15/3/2013 FOI FIRMADO ESSE ACORDO,PELA CODVASF.O POVO UNIDO E UM POVO FORTE ASSOCIAÇAO DOS MORADORES DE URUAS ,CLEIDIMAR PRESIDENTE.
Sou presidente da associação dos pequenos produtores rurais e moradores de Uruais. Posso falar daquilo que conheço, chamada de desapropriação feita pela CODEVASF, e deixo bem claro que não sou contra o progresso e sim sou contra a opressão aos mais humildes. Fui desapropriada, como também meus irmãos, e também o meu pai, contra a nossa vontade. Eu vi várias vezes meu pai chorando e depressivo por não aceitar tudo isso o que estava acontecendo e ter que deixar as suas terras obrigado, recebendo uma miséria.
Quando vendemos as nossas terras, por um valor de R$ 146,00 reais o hectar, e ficamos sabendo que teve famílias que receberam até R$ 50,00 reais pelo hectar o que é um absurdo, sabíamos no entanto que antes nos foi prometido alguns benefícios que abaixo descreverei e deixarei claramente esclarecido, que as pessoas que venderam suas terras seriam beneficiadas e isso nos foi prometido, independente de estarem em uma situação boa ou não. E tudo isso consta, dentre muitas outras em uma ata de reunião com o superintendente da CODEVASF, em audiência publica em 1999.
O movimento realizado em Uruais, é um movimento justo! Os sem terra e os teto lutam por algo que perderam, e não tiveram escapatória, todas as pessoas que estavam no movimento, eram pessoas da região de Uruais. E as áreas de cerqueiro, algo que nos foi prometido, isso é para todos os desapropriados, e infelizmente só poucas pessoas receberam, é muito pouco em relação ao que perdemos, e além disso foi prometida, como mostra na Ata abaixo, uma irrigável de 10 (dez) hectares.
ATA da reunião realizada em Uruais 13 de agosto de 1999.
(Promessa feita pela CODEVASF ao povo desapropriado)
1 ° Garantia aos atuais proprietários, caso assim desejem, de receber 01 (Um) lote irrigável de 10 (dez) hectares, situado na área a ser negociada.
2° A retenção da área irrigável de 10 (dez) hectares devera ser consignada na escritura de compra e venda.
3° Área de cerqueiro poderá permanecer com o proprietário caso assim não desejem vender.
4° Caso a residência do proprietário se situem em área irrigável, o lote de 10 hectares devera ser demarcado nessa área.
5° O financiamento dos equipamentos parcelados, deverá ser feito nos mesmos moldes que foi concedido aos pequenos irrigantes de 6 hectares.
Dessa forma, exponho a minha indignação, onde as promessas feitas pela CODEVASF, aos produtores para que eles vendessem as suas terras, para que sua vida melhorasse, e o progresso viesse, foi no entanto um jogo maquiavélico e que acabou com a esperança de muitos naquela região e tirou das mãos do povo a terra que foi dos seus pais.
BOA NOITE MEUS CONTERRANEOS E PARENTES DE URUÁS.
EU SOU FILHO DESTA TERRA E VENHO ATRAVÉS DESTE BLOG PARA ABORDAR UM POUCO DESTES PROBLEMAS QUE ESTA ACONTECENDO EM URUÁS.
A CODEVASF É UMA GRANDE EMPRESA DO GOVERNO FEDERAL QUE DEVERIA VISAR O DESENVOLVIMENTO SOCIECONOMICO DA REGIÃO, PORÉM NÃO CONSIGO ENTENDER ESTE SISTEMA TÃO SELVAGEM DE NOS TRATAR COMO ANIMAIS BRUTOS QUE SE COLOCAM EM QUALQUER LUGAR, SEM RESPEITAR A NOSSA CULTURA, AS NOSSAS ORIGENS, AS NOSSAS VIDAS. SOU TECNICO AGRICOLA, CONCLUI O MEU CURSO NO CEFET AGRICOLA DE PETROLINA E FUI OBRIGADO A DEIXAR A MINHA REGIÃO, A MINHA FAMILIA POR FALTA DE OPORTUNIDADE, VIM EMBORA PARA O CEARÁ EM 2005 E PERMANEÇO ATÉ OS DIAS ATUAIS, FIQUEI MUITO FELIZ AO SABER QUE O PROJETO PONTAL ESTAVA CHEGANDO A REGIÃO PARA LEVAR DESENVOLVIMENTO, MAIS LOGO FIQUEI TRISTE, PORQUE PERCEBI QUE EU, E TODA MINHA FAMILIA E AMIGOS QUE LÁ TINHA UM PEDAÇO DE TERRA, FOMOS OBRIGADOS A VENDER AS NOSSAS TERRAS PELO O PREÇO QUE A CODEVASF QUIS PAGAR, VALORES ABSURDOS ENVERGONHOSOS, FOMOS TRATADOS COMO BANDIDOS, PESSOAS IDOSAS QUE NUNCA FOI A UMA DELEGACIA TIVERAM QUE RESPONDER PROCESSOS COMO SE FOSSE MARGINAIS.
AQUI NO CEARÁ APRENDI MUITAS COISAS IMPORTANTES ENTRE ELAS OS DIREITOS QUE UM AGRICULTOR ( PRODUTOR ) TEM NO CASO DE DESAPROPRIAÇÃO, O GOVERNO TEM POR OBRIGAÇÃO ANTES DE DESAPROPRIAR UM CIDADÃO, NEGOCIAR A FORMA COM QUE O CIDADÃO DEVA SER COMPENSADO, POIS UMA PESSOA, PRINCIPALMENTE SE TIVER UMA CERTA IDADE PASSARÁ POR UM CONSTRANGIMENTO PISCOLOGICO QUE JÁ MAIS ELE CONSEGUIRÁ ESQUECER, PARA A MAIORIA É COMO SE FOSSE A MORTE, JÁ MAIS O PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO DEVERIA TER SIDO DA FORMA QUE FOI AI NO PONTAL. AS FAMILIAS PERDERAM SUAS TERRAS, SUAS MORADIAS, HOJE SÃO OBRIGADAS A VIVER DE BOLSAS OFERCIDAS PELO O GOVERNO, TIRANDO O DIREITO DE UMA VIDA DIGNA, PRODUZINDO O SUSTENTO DE SUA FAMILIA NAS TERRAS QUE POSSUIAM.
VOLTANDO A FALAR DOS PROCESSOS DE DESAPRIAÇÃO AQUI NO CEARÁ, TRABALHEI COMO EXTENCIONISTA E ASSISTENCIA TECNICA E CONHEÇO VARIOS CASOS QUE AQUI OCORRERAM, AS PESSOAS FORAM BEM INDENIZADAS, A MAIORIA GANHARAM MORADIAS FEITAS PELO O GOVERNO, RECEBERAM AREAS DE TERRAS PARA PRODUZIR, DIREITO A ESCOLA PARA OS FILHOS, ASSISTENCIA MEDICA, ASSISTENCIA TECNICA E DIREITOS DE FINANCIAMENTOS BANCÁRIOS E AI SERÁ QUE ESTÁ PARECIDO COM O SISTEMA OFERECIDO POR AI?
MEUS AMIGOS NÃO DEVERAM DESISTIR DESTA LUTA, VAMOS CONTINUAR A BRIGAR PELOS OS NOSSOS DIREITOS, TODOS DIAS SONHO EM VOLTAR PARA MINHA REGIÃO E LÁ TRABALHAR NA MINHA PROPRIA TERRINHA IRRIGANDO E PRODUZINDO O ALIMENTO DE MINHA FAMILIA, PARA ISSO ESPERAMOS QUE A CODEVASF RECONHEÇA A INJUSTIÇA QUE FIZERAM COM TODOS NÓS.
CASO NÃO VENHA POR BEM A RESPOSTA POR PARTE DA CODEVASF, FIQUE TODOS VOCES CIENTE DE UMA COISA, NÓS TEMOS UMA FORÇA LEGAL TÃO GRANDE QUE VOCES NEM IMAGINAM, A CODEVASF PODE RESPONDER UM PROCESSO DURISSIMO POR PARTE DOS DIREITOS HUMANOS DESREPEITADAS POR PARTE DELA, ELA NÃO TINHA E NEM TEM O DIREITO DE REALIZAR UM PROCESSO DE DESAPROPRIAÇÃO TÃO PERVESSO E DESUMANO SEM OLHAR AS CONSEQUENCIAS SOCIAIS, ECONOMICAS E PISCOLOGICAS DE TODOS NÓS.
DESDE JÁ AGRADEÇEMOS E ESPERAMOS RESPOSTAS.
Ricardo banana a condevasf derrubou os barracos hoje 20.03. 2013 temos videos oque fazemos?podemos post? estamos esperando sua resposta.agradecemos a sua compreenção.(uruas)
Se fui mal interpretado é uma pena pois não é fácil vc chegar na casa do seu pai vêlo triste e abatido devido essa situação pois está doente ele tá sofrendo mais os filho dele estão mais vivos do que nunca não foi nóis que pedimos terras nessa área apenas a codefasf consedeu nesse local portanto nós vamos usá-la não tamos falando de passado estamos no presente e essa é uma realidade díficil de engolir . nem mesmo por ter passado por dificuldade nós deixamos de ser honesto e humilde se olhar o histórico da nossa familia foi sempre de muito traballho todos tem prova disso e nunca fomos atras de nada fora da lei tenho certeza que meu pai tinha muito pra se orgulhar dessa comunidade máis agora ele está decépcionado e a localidade de uruás existe 4 lados para crescer más tem q ser com dignidade respeito e cidadania quem pode transformar isso e própria comunidade levando ao poder público todas as nessecidades essa é a melhor forma de desenvolvimento sustentável temos de levar em consideração as licêncas ambientais qualquer muniçipios tem q crescer de uma forma cordenada . eu sempre estive aberto ao diálogo nunca imaginei passar por isso más já que aconteceu vamos a luta. ( não apontei ninguem como vagabundo eu disse que nós não podemos tranformar esse país que é maravilhoso no pais da vagabundagem) assim como algumas pessoas disseram que nós comemos no prato dai foi vice e versa . a diferênca é q nós não fazemos questão por isso sempre que visitaram nossa casa foi bem recebido eu considero esse assunto encerrado porque isso não nos vai levar a lugar nenhum ai veremos quem está certo ou errado.
Algumas pessoas vc ta ai generalizando, Vc ta confundido as coisas olha la se alguem mencionou quem comia ou deixava de comer, ainda mais tds sabemos q sua familia e a dessa pessoa eh um povo humilde, e q nunca faltou o pão de cada dia graças a Deus na sua dessa q tantos eh critica sempre teve comida pra repartir com alguem, o q eu disse foi q quem tanto vcs criticavam tinha uma casa pequena pra o tantos de filhos e netos q tinha ainda de um lugar pra alguem de fora e tinha um prato de comida sim em uruas e q essa varanda tantas vezes tava lotada de tanta gente de casa como de fora e entende o q eu quiz dizer quanto eh q sempre deu duro ralou e q aquela familia sempre trabalho e sempre trabalha ate oje dando o duro pra naum faltar o pão e q tava buscando um pedaço de chão pra seu filhos e netos, q naum eh justo oq a CODEVASF fez, onde muitos venderam tantas e tantas hectares de terra e naum teve direito a a 1 metro de chão so uma familia precisa de terra? sinta se no lugar de muitos daqueles pra ver se vc acharia justo, se sua familia naum tivesse sido contemplada Edimilson tenho a absoluta certeza q la tinha uma barraquinha sua la.
Ninguem quer tomar um palmo de terra de sua familia querem apenas justiça, ja q vc tanto fala num pais de vagabundagem se vc der uma virada na pagina vai entender se ta havendo justiça ou naum!! se eh justo ou naum, pense na outra parte e naum pense so numa e procure onde está a justiça pense um pouco nisso!
Então da a se entender q aquele povo q ta ali são desonesto q naum são humilde q nunca trabalharam q naum ta de rosto enrugado de tanto sofrer no batalha infernal pra sobrevier q histórico daquele povo eh de coisa errada de coisa q envergonha uma família eh, vc sabe da admiração e do carinho q tenho por vc a acima de td te respeito de mas e sei q vc eh um cara q tem uma cultura muito grande, agora seus comentários eh q naum eh nada feliz e eh obvio q nos somos malucos entendemos oq a sua família ta passando, sabemos sim e nos preocupamos com td isso pois somos famílias vc pode ate achar q naum mais tem pessoas das quais são criticada q se preocupa e tem ate medo de perder uma família q por varia vezes aa considerou de irmãos, mas da forma q vc se expressa eh q naum eh nada feliz, pondere nos seus comentários, a maioria daqueles são honestos, trabalhadores pessoas direita de respeito pessoas amigas família q merece o nosso respeito, a desigualdade desse pais eh q naum eh justa vc entende isso q eu sei e sabe muito bem dessa realidade, então naum precisa atirarem pedras ou machucar as pessoas com palavras dizer q eh isso ou akilo.
Se alguém tem q ser criticado eh a CODEVASF ou vc acha q eh justo isso? dar terra pra uns e a outros naum?
Todos temos direito constitucional à moradia, entretanto, isto não nos dá o direito de invadirmos terras alheias. Percebe-se pelas fotos que acima do exercício do direito à moradia está a ganância, pois várias das pessoas que ali aparecem tem moradia, buscam apenas agregar novos bens.
Nesse movimento está sobrando sombrinha e faltando ferramentas de trabalho, muita gente oportunista e pouca gente trabalhadora.
Se as terras fossem minhas eu já tinha processado os oportunistas por danos MORAIS, PSICOLÓGICOS E AO PATRIMÔNIO, visto que, vocês tiraram o sossego dos donos da terra e desmataram uma área destinada à agropecuária. DESMATAMENTO SEM AUTORIZAÇÃO GOVERNAMENTAL É CRIME!!! Ouçam o seu representante sindical!!!
Parabens !! BLOG DE RICARDO BANANA naverdade oq mais nos deixa triste eh sabe q as pessoas q hoje quem tanto criticam sabe da dura vida q teve pra ter os filhos e netos pra construir um pedaço de parede vivem do suor do seu rosto e ate eles mesmos ja passaram por isso, naum eh facil ter um teto a pessoa mais critacada por eles ja vimos na sua casa uma varanda muito pequena com 7 ou 8 deitadas pessoas de casa e de fora e sempre teve o pão e dormida ajuda e ajudou a muito e o reconhecimento vem assim e oje eh tachado com vagabundo e desocupado e essas pessoas conhece muito bem a quem eles criticam e q estão tentando impedir q vc apoie esses desocupado e vagabundo, hoje ate vc de forma indireta e chamado de vagabundo, por ta abraçando uma causa q vc julga q eh justa, oje os q te criticam mais cedo ou mais vai ta precisando de vc pq na vida eh assim sempre estamos precisando uns dos outros.
q Deus ter ilumine e te der forças para continuar assim firme e constante!!!
Voçês não sabe o que falar seus debimentais como Marcos,Cleonice e fala o que não sabem e respeito Dona Adelita, que uma batalhadora voçês é quem não tem o que fazer, vamos ganhar essas terras.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
SOU FLHO DE URUÀS E HOJE TENHO VERGONHA SIM MAS É DE ALGUMAS PESSOAS QUE SE BENEFICIARAM DAS TERRAS DA CODEVASF , FAMILIAS POR EXEMPLO QUE GANHOU TERRAS DA CODEVAS PAI E FILHO GANHARAM ENQUANTO OUTROS QUE FORAM IDENIZADOS NA MESMA REGIÃO NÃO RECEBERAM NADA …… A QUESTÃO É QUE NÃO FOI FEITO UMA DIVISÃO CORRETA…. E DIZER QUE A FAMILIA DE URUÁS SÃO VAGABUNDOS , SE SÃO PODEMOS INCLUIR OS QUE ESTÃO CHAMANDO DE VAGABUNDOS, PORQUE NUNCA PRODUZIRAM NADA E HOJE QUEREM SER OS SANTINHOS, SO POR QQUE ESTÃO COM AS TERRAS DA CODEVASF…. MAS OUTRO ERRO É A CODEVASF DEIXAR O POVOADO DE URUÁS SEM PODER SE EXPANDIR. COLOCANDO TERRAS DE SEQUEIROS AO LADO DO POVOADO. AS TERRAS DOS MEUS PAIS FORAM IDENIZADAS E NÓS FILHOS NUNCA RECEBEMOS NADA DA CODEVASF , QUER DIZER UNS SIM E OUTROS NÃO… PORQUE ISSO? ATENÇÃO SENHORA CODEVASF MUITO CUIDADO COM O QUE FAZ COM OS SERTANEJOS DE URUÀS E REGIÃO. E QUEM ESTA LÁ SÃO TODOS FAMILIARES DE URUÀS QUE FORAM ENJUSTIÇADOS… QUEM ESTA HOJE ESBANJANDO E CHAMANDO OS OUTROS DE VAGABUNDOS É PORQUE MÃE E O IRMÃO GANHARAM 50 HE DE TERRAS CADA UM …. ASSIM É FÁCIL CHAMAR SEUS TIOUS , PRIMOS E FAMILIARES DELES PRÓPRIOS DE … VAGABUNDOS…. ISSO NÃO ESTA CERTO……… ATENÇÃO MINISTRO FBC…… o povo não é burro…..
Banana, Adelita é citada nesses comentários. isso porque ela luta pelos direitos de seus netos e filhos. Ela é batalhadora e ajuda a todo mundo, principalmente aqueles que já comeram no seu prato. Hoje tão numa boa e querem massacrá-la. Nada que disserem contra ela, vai mudar,porque todo mundo sabe do seu caráter.
Os evangélicos, não são castigados por isso não . Deus não se agrada daqueles que tem de mais e tenta prejudicar os que não tem. Eu preciso está nesse movimento porque pago aluguel de 150 reais e os evangélicos que estão nesse movimento é os que mais precisam de um teto… Edmilson e irmãos que Jesus te abençoe e aprenda ser mais humilde porque vcs estão lhe dando é com ser humano…
Banana que coisa feia, como é que você da apoio a essas pessoas isso é coisa de quem não trabalha porque trabalhadores dignos não faz isso se pelo menos esse pessoal não tivesse casa tudo bem mais todos tem casa pra dá, alugar e vender se preciso…..
Se você for lá vai ver como não estou mentido durante o dia estão lá durante a noite todos estão em suas casinha assistindo e dormindo de edredon.. é muita safadeza pra muita gente, esse mundo ta perdido mesmo com essas coisas….
Prove Marcos que todo mudo aqui no Uruás tem casa para morar. Seu comentário é muito irresponsável, não é nada feio banana apoiar esse povo que luta por uma justa causa. Muitas famílias tiveram suas terras aqui vendidas muito baratas para a codevasf. Hoje não tem nem onde seus filhos e netos morarem. A área que queremos fazer nossas casas está colada ao povoado. Como esse lugar vai crescer? Não queremos briga com ninguém queremos que Uruás cresça e para isso é preciso que os filhos de Uruás ganhe essa causa.
Pedimos a ajuda de todos que estão dispostos a nos ajudar.
Banana! Não se engane com essas pessoas todas tem casa, terreno e tudo mais… Das 700 pessoas que estão lá 5 não tem casa, esses povo tem é que tomar vergonha na cara e ir procurar o que fazer. 😛
Tem gente ai acabando com o Prefeito uma coisa que não tem nada haver a CODEVASF é de Fernado Bezerra e não de Júlio.. Eu quero é que os filhos de Dona Natalice chame logo é a Policia Federal para acabar com é vandalismo, isso é coisa de gente besta, pessoas que não tem o que fazer e fica falando o que não deve como … Dona Adelita, Lourival e os outros….
Não sou dai mais estou apoiando vocês Cleonice e Edmilson…
Esse movimento não é coisa de gente besta, aqui tem muitas famílias que precisam de teto, tem gente que nunca nos ajudou vivemos do nosso suor e vamos lutar até o fim pedimos o apoio de todos que querem nos ajudar. Queremos muito que Fernando Bezerra coelho o nosso querido ministro lute conosco por essa causa e esse povo que é chamado de vagabundo seja vitorioso
Rubinho. com vc devia pensar no q ta falando, vc deve ter um rabo preso, e deve ta comedo de perder alguma coisa com isso procure ver as coisas com bons olhos, ninguem quer tirar nada de dona natalice e nem dos filhos delas, entenda isso! uma moradia eh e o q op ovo naum precisa ser na terra de natalicia ningeum ta aki comprando briga pra chama a policia, o povo ta reunida junto ao sindicato, o povo quer um pedaço de terra pra poder ter seu lar com sua familia, vc deve ta nesse perrrengue todo, pq vc tem um pedaço de chão pra morar q talvez nem seja seu e ta com medo q seja doado pra esse povo. E a familia de natalice naum vai perder nada com isso o povo quer uma pontinha de terra seja onde for essa terra ja pertece a a ela foi apenas um lugar de protesto q povo encontrou, qd eh q vc q tanto critica vai compreender isso!!!!!!
A maioria vive de aluguel, então essa parte não precisa de teto. A minoria paga aluguel, esses precisam de teto. Tá fácil, é só identificar os que moram de aluguel e fazer um cadastro para continuar o movimento, em outra terra é claro! pois ordem de juiz não se discute SE CUMPRE.
Olá banana! ? sou moradora visinha de uruás e a minha família praticamente foi obrigada a vender suas terras a CODEVASF e hoje moramos em terras que é da CODEVASF e não temos condições de comprar um terreno em Uruás.A qualquer momento podemos ser despejados. Estou nesse movimento dos sem teto, porque preciso de moradia. Tenho filho e não posso viver nesse suspense pensando que a qualquer momento tenho que desocupar a terra, pois vivo da agricultura e na seca que estamos a situação é precária,mal dar para os animais sobreviverem e aí
banana? vc acha que os agricultores de Uruás estão nesse movimento por vagabundagem? Não acredite nesses comentários de pessoas que residem em Petrolina,porque não sabem da necessidade do povo.
Esse povo não é vagabundo, infelismente vivemos num país da desigualdade Social, muito tem demais e outros de menos. Aqui a maioria das pessoas vivem de aluguel de 150 reais.
São pessoas sofredoras e batalhadores. É muito fácil morar em Petrolina não saber da realidade do povo aqui. E ficar falando informação falsa para prejudicar o povo.
este ai nao todos que estao ai tem terra e casa sao pessoas que nao tem o que faze que a policia federal pege cada um deste ai mande elas amostra a casa que eles dorme todos tem casa lorival ,duce adelita todos tem casa falta de vergonha
João ja q vc tem tanta terra q ta passando na cara q Lourival tem casa q Adelita tem casa q Dulce tem casa, divide com os filhos deles q naum tem e com os netos se eh q tem coragem de ajudar pra que eles naum precisem esta nesse movimento falar eh fácil difícil e ser humano e ter o caráter de ajudar a quem precisa lave a boca antes de falar dessas 3 pessoas q vc naum eh digno de falar no nomes deles sem antes lavar sua boca porca e respeite mais as pessoas ponha no seu lugar essas 3 pessoas q vc cita são dignas de trabalho são honestas
Nós não podemos transformar esse pais no pais da vagabundagem eu sempre acredito no trabalho honesto no respeito a cada classe trabalhadora que mereça pela suas conquista digna como podemos chamar sem tetos se todos tem tetos sem terras se todos tem terras é muito vergonhoso o sindicato dá apoio a esse tipo de pessoas é melhor esse pessoal ir trabalhar para contruir seu futuro .tem pessoas ai não tem nem medo de ser castigado pois são evagélicos Deus não pensou assim de seus cristão respeite as pessoas e Deus também.
Edimilson pais de vagabundagem pode ser q esse seja modo de vc ver o pais e respeito e o sindicato deve sim dar apoio a esse povo nad avergonhoso para um pais de desiguakdade social vc sabe muito bem disso e posso ate saber como sua familia deve ta passando por um bocado ruim por conta de tudo isso, mas porem vc oje ta assim pq a CODEVASF deu um pedacinho de chão pra sua familia, graças a Deus sua familia foi comteplada e eh isso q o povo quer ser contemplatdo assim como sua familia foi pq se naum taria ali junto a todos tenho certeza e aqueles povo ali pelo o menos a maioria são trabalhodores q vive granjeando o pão de cada dia, atravez do suor do seu rosto e vc sabe muito oq tanto q muitos deles ali ralam pra sobreviver naum são vagabundos, respeito sua colocação mais pondere na opinião, um abraço caloroso!!!
banana, nao se engane com esse povo que esta ai, essa senhora adelita tem duas casas uma em uruas e outra em petrolina o esposo dela tem carro alugado para prefeitura, e tudo mentira ai tem ate professora da prefeitura de petrolina dando uma de sem teto esse povo deveria ter vergonha de se sbmeter a esse papel e tanto que todos passam o dia nos barracos e a noite vao para suas casa e tem mais, tem pessoas ai de cruz de salinas de pau ferro e outros lugares, pra quem conhece sabe que isso ai esta longe de ser os sem tetokkkkkk.
banana sou de uruás estou neste movimento portanto estou lutando por um pedaço de terra para fazer uma casa pois não tenho terra e nem terreno moro em uma casa de aluguel onde pago 150.00 reais na própria localidade. boatos irão ocorrer muitos mas basta provar á verdade.
Cleonice minha mãe nunca negou isso e nem meu pai assim como vc sabe td o uruas sabe tambem e essa senhora Adelita, entrou nessa pq ela tem filhos e tem netos e ta lutando em prol deles e todos q q ali se encontram, coisa q vc deveria fazer era dar apoio, pq o povo naum quer as terras de sua mãe ate mermu pq aquelas terras ja eh dela sabemos disso. e graças a coragem da primeira pessoa q teve a ideia oje se encontra ali um povo q por sua vez quer um pedacinho de terra, e essa feliz idiea deu em td isso, o povo quer um chão pra fazer seu lar, isso naum quer dizer q vai ser ali, alem foi somente um lugar de reenvidicar por um pedaço de terra, compreendo sua preocupação espere ver o q o justiça e o governo resolva isso antes de fazer tantas criticas as pessoas ai sim vc e sua familia tome a decisão necessaria
Um forte abraço!!
Cleonice seria melhor q vc se enformasse mais um pouquinho pra dpois falar o q vc naum sabe e vou esclarecer pra vc a senhora Adelita assim citada por vc naum eh mentirosa naum tem duas casas e sim 3, e a senhora Adelita entrou protestando contra a CODEVASF naum eh contra ninguem da sua família, então e por ser funcionaria da prefeitura isso naum quer dizer q essas pessoas tenha um teto pra morar e vc conhece muito bem a realidade de um professor naum era coisa de vc ta nem comentando,
Banana, vc não tem o que fazer? Essas pessoas que estâo ali é quem mais tem terra, casa e apartamento…. Tanta coisa pra fazer e eles perdendo tempo na propriedade dos outros.
sou de Uruás , sou sem teto, não quero lote , quero uma casa para morar.
As pessoas que estão nesse movimento muitas não querem lote e sim um teto.
Queremos minha casa minha vida Prefeito Júlio Lóssio!
Meu nome é Alex sou de Uruás , sou sem teto, não quero lote , quero uma casa para morar.
As pessoas que estão nesse movimento muitas não querem lote e sim um teto.
Cadê minha casa minha vida que o prefeito prometeu?
Banana, realmente a CONDEVASF desapropriou muito produtores rurais e não deu lote a todos, como foi o caso de minha mãe que tinha 120 hectares de terra e recebeu menos de 50 mil reais pela área. Porém essas pessoas que estão acampadas nessa área em uruás na maioria não são as reais vítimas do descaso da condevasf, pois conheço pessoas do sítio Malhadinha e do sítio Água Branca que nunca foram atingidos pela desocupação e estão ali só no afã de conseguirem um lote de terra, ou seja, irão usurpar o direito de outras pessoas que tem o direito a um lote.