Com o objetivo de ampliar o debate e a reflexão da sociedade sobre os desafios da inclusão, acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, em todo o país, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma data importante para todos aqueles que buscam dar visibilidade à causa. Nas unidades da Rede de Ensino de Petrolina, diversas atividades e ações em torno do tema “Conectar e Somar para construir a Inclusão” estão sendo executadas para fortalecer, ainda mais, essa pauta junto à comunidade escolar. Entre os destaques da programação estão: rodas de conversa, palestras, café inclusivo, cineminha, exposições, piquenique literário, contação de histórias, dinâmicas sensoriais, brincadeiras, entre outras.
O tema desse ano deseja mostrar que a conexão é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão. Na Escola Municipal Jacob Ferreira, no bairro Cosme e Damião, foi montada uma programação bastante lúdica, incluindo trilha e circuito psicomotor inclusivo, com o objetivo de promover interação entre os estudantes, além de estimular seu desenvolvimento motor, cognitivo e social. De acordo com a gestora da unidade educacional, Manuela Celly, essas ações são importantes para o aluno vivenciar, refletir sobre a deficiência do outro e suas diferenças e saber conviver com elas.
“Celebrar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem um significado especial, pois permite mostrar aos estudantes que a pessoa com deficiência está sim inserida na comunidade a qual faz parte. Os alunos estão tendo a oportunidade de conviver e refletir sobre a diferença de cada um. Nos exercícios, os alunos típicos e atípicos se juntaram, sem distinções, para praticar arremesso de bolas, pescaria de copos e circuito de obstáculos, entre outras atividades. Esse trabalho não é feito somente nesse período, mas o ano inteiro. Com a orientação do prefeito Simão Durando, as Escolas da rede de Petrolina promovem ações que ampliam a visibilidade para esta pauta e faz com que a gente renove o compromisso com esse público e amplie a consciência coletiva”, explica Manuella.
Atualmente, na rede municipal, estão matriculados no ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), cerca de 1.600 estudantes com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista e múltiplas deficiências, além de contar com 120 Professores de AEE e mais de 700 Assistentes Educacionais, os quais recebem o apoio e a formação permanente pelo Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.