172
Nesta terça-feira (14), o Procon de Juazeiro deu início à campanha de renegociação de dívidas atrasadas com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Caixa Econômica Federal. A ação que integra a programação da Semana do Consumidor, realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Procuradoria Geral do Município, está acontecendo na sede do Procon e tem como objetivo facilitar o acesso dos consumidores à renegociação das dívidas. A programação do dia contou com uma fiscalização educativa no Mercado do Produtor, com a entrega de cartilhas aos fornecedores, orientando-os sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo.
De acordo com o coordenador do Procon de Juazeiro, Carlos Macedo, “a campanha visa ajudar os consumidores que estão com dificuldades financeiras a regularizar suas dívidas e evitar a suspensão do fornecimento de energia elétrica, por exemplo. A fiscalização educativa é uma forma de orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo, prevenindo problemas futuros. A cartilha é uma ferramenta importante para isso”, afirma Carlos Macedo.
“Essa campanha é muito importante, pois muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras e não conseguem pagar suas dívidas. Eu mesma estou com uma dívida na Coelba e essa campanha vai me ajudar a regularizar minha situação”, disse Ivanice Marcionila de Araújo, 53 anos, autônoma que foi negociar sua dívida.
A campanha de renegociação de dívidas com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) teve atendimento hoje (14) e o próximo será realizado na sexta-feira (17). Já com a Caixa Econômica Federal, os atendimentos seguirão até a sexta-feira (17), na sede do Procon. Os consumidores interessados em renegociar suas dívidas devem comparecer à sede do Procon Juazeiro, localizada na Rua Minas Gerais, nº 46, Santo Antônio.
“A entrega da cartilha é muito importante, pois muitas vezes não sabemos quais são nossos direitos e deveres como consumidores. Com essa orientação, poderemos evitar problemas futuros e fazer valer nossos direitos”, disse Fabiana Santos, 35 anos, vendedora.
Nesta quarta-feira (15), o órgão realizará o “Programa Procon para Todos” no Centro Comunitário do bairro Dom José Rodrigues. Na sede do Procon, acontece a campanha de renegociação de dívidas com a Caixa Econômica Federal.
Texto: Gabriel Filliph – Ascom PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre