A transparência no setor público e o papel dos órgãos de controle externo foi o tema principal da palestra de encerramento do 20º Seminário Acadêmico de Contabilidade (Seacon) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento, que começou na última segunda-feira (9) e terminou ontem (11), contou com a participação de estudantes, docentes e profissionais de Ciências Contábeis de toda região.
A palestra foi ministrada pelo ex-aluno e ex-professor da Facape, Célio Lima, que atualmente é conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Mato Grosso do Sul. Célio destacou como funciona o acesso a informações contábeis das instituições públicas e de que forma os profissionais da área podem atuar nesse contexto.
“Nós, contadores, somos cobrados a participar desse processo, contribuindo assim com uma sociedade mais justa, transparente e que valoriza o nosso trabalho”, salientou o palestrante.
O encerramento contou ainda com a presença do gerente da unidade do Sebrae Sertão São Francisco, Alexandre Alves, que falou sobre a atuação dos profissionais de Ciências Contábeis nos pequenos negócios. O coordenador do curso na Facape, José Alberto Moura; e o organizador geral do 20º Seacon, Josaias Santana, encerraram o seminário destacando a tradição do evento.
“O Seacon se fortalece a cada ano e nós agradecemos o apoio e a participação crescente de todos. Os assuntos abordados nas palestras, oficinas e minicursos enriqueceram o conhecimento de nossos estudantes, complementando aquilo que é visto em sala de aula”, pontuou José Alberto.(AscomFacape)
Blog do Banana