Se gerir uma cidade já não era uma tarefa fácil, depois da informatização dos sistemas de transparência pública e maior cobrança nas prestações de contas perante o Tribunal de Contas dos Municípios, do Estado e da União, qualquer passo em falso pode acarretar em penalidades para os gestores. Para se ter idéia do transtorno que pode ser causado, um julgamento sobre uma Prestação de Contas de Convênio não apresentada, a pessoa do Gestor poderá receber uma multa de até cento e cinqüenta vezes o valor de repasse à suspensão dos direitos políticos durante oito anos.
Por isso, muitos prefeitos estão deixando de lado os “acordos” políticos feitos para o ganho das eleições, e procurando profissionalizar as contratações de peças fundamentais para obterem melhores resultados. Além disso, a ocupação por pessoas capacitadas, com vasta experiência em sua área de formação, nas secretarias municipais, acaba agradando os eleitores de uma forma geral. Afinal, quando se ouve dizer que um prefeito nomeou um médico para a Secretaria de Saúde, entende-se que aquela pessoa, naquela pasta, vai saber exatamente o que fazer, tendo como foco principal as carências do Município.
Mas “isso não é o suficiente”, diz Fernando Cerqueira, diretor da Acertar Consultoria. De fato, quando se trata de gestão pública, de leis de responsabilidade fiscal e, de um certo modo, das pressões e cobrança que um gestor recebe – seja ele prefeito ou secretário -, as decisões precisam ser tomadas rapidamente, porém, com muita cautela “Tudo o que se faz numa administração pública exige prestação de contas! Os dados são cruzados, a fiscalização nos convênios e licitações são maciças e as penalidades por um descuido são duras. A pressão é muito grande em cima dos gestores que, além de tudo isso, ainda têm que lidar com a constante cobrança da população.”
Pensando nisso, através de sua empresa de consultoria, Fernando decidiu organizar o seminário “Desafios de uma Gestão Pública de Qualidade“, que vai acontecer em Salvador, nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, no Centro de Convenções, com inscrições gratuitas. No evento, voltado para estudantes da área e gestores de municípios, o público poderá entender como funciona a Lei de Responsabilidade Fiscal, seus aspectos tributários, além de participar de uma mesa redonda para falar sobre a participação da juventude na Gestão Pública. Na mesa estará presente Pacheco Neto que, com apenas 21 anos, foi eleito o prefeito mais jovem do Brasil no ano passado, na cidade de Chaval, Ceará, pelo PSD.
Até o momento, mais de 100 municípios do estado da Bahia já confirmaram presença no Seminário, que tem inscrições gratuitas e vagas limitadas. Diversas instituições de ensino, através dos seus estudantes, também estão se inscrevendo. “É importante a participação de estudantes de administração, de gestão pública, de direito, pois eles são o futuro, eles estão chegando agora no mercado de trabalho e essa excelência será cobrada deles! Iremos fornecer certificado de 16 horas e já estamos nos programando para o próximo seminário, que será voltado para vereadores”, conta, animado, Fernando Cerqueira.
Inscrições e programação completa do seminário no site www.acertarconsultoria.com.br . Acesse!
Assessoria de Comunicação
ACERTAR CONSULTORIA PÚBLICA
Blog do Banana