Durante o período da quarentena imposta pelo estado, Pernambuco está longe de atingir indicadores positivos para evitar a circulação de pessoas.
No domingo (21), apenas Mirandiba, no sertão pernambucano, registrou o índice de isolamento esperado pelo governo, que era de 60%.
O ranking do isolamento social foi desenvolvido no início de 2020 para mensurar o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas e apresentar uma média do estado.
Os dados são obtidos a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos com base no Mapa Brasileiro da Covid-19, elaborado pela empresa recifense InLoco.
Funciona assim: cada celular ligado emite celulares para a torre mais próxima. Se a pessoa permanecer na mesma área de cobertura durante todo o dia, o sistema entende que a pessoa não saiu de casa, portanto, cumpriu o isolamento.
Em Salgueiro, uma das principais cidades do sertão, a taxa ficou muito abaixo do recomendado. A cidade ficou na posição 12º, entre os 18 municípios que fazem parte dessa região, com 44,5% de índice de isolamento.
A nível estadual, Salgueiro está longe de ser referência, sendo o 51º município do ranking a cumprir a quarentena recomendada pelo decreto.