Pedindo reajuste salarial, plano de cargos e carreiras e melhores condições de trabalho, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) decidiram entrar em greve a partir da próxima quarta-feira (5). A assembleia para deflagrar a paralisação foi realizada na manhã desta sexta (31).
Após a deflagração da greve, os servidores saíram em caminhada da sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, e seguiu até a Avenida Caxangá. Lá, os servidores usaram uma maca e um boneco simbolizando o governador Paulo Câmara (PSB) para bloquear o trânsito no sentido Recife/Camaragibe da via. O manequim é uma sátira para afirmar que o gestor estaria dormindo.
Os trabalhadores cobram reajuste salarial de 9,75%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, os profissionais afirmam que o atendimento médico é precário atualmente e pedem mudanças no plano de saúde.
Durante a greve, apenas 30% dos servidores deverão atender ao público em serviços emergenciais, como a emissão da habilitação para quem estiver com a carteira vencida, a entrega de documentos que já estão prontos e as operações Lei Seca e Trânsito Seguro. (Com informações JC)
Blog do Banana