SES-PE reforça o cuidado com a saúde bucal de pessoas gestantes

O cuidado odontológico é tema de atualização de profissionais da Atenção Primária

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Entre as ações do pré-natal da gestante está o cuidado odontológico, importante para a identificação de problemas bucais, que possam representar riscos de complicações na gravidez e influenciar no nascimento do bebê, ofertando bem-estar para pessoa gestante e para o bebê. Com foco na saúde, no âmbito da saúde bucal, é que a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), promove a partir desta terça-feira (12/03) um ciclo de Atualização em Pré-Natal Odontológico para cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal que atuam na Atenção Primária. Serão cerca de 400 profissionais beneficiados ao longo da capacitação.

A iniciativa, realizada até o próximo dia 02 de maio, será direcionada às equipes da I Regional de Saúde (I Geres) cujos municípios não atingiram a meta mínima de atendimento odontológico às pessoas gestantes durante o pré-natal no ano de 2023. Essa região abrange 20 cidades, e 10 delas não alcançaram a meta estipulada pela Política Nacional de Saúde Bucal, criada em 2003, que preconiza que 60% das pessoas que gestam recebam pelo menos uma consulta odontológica no pré-natal, são eles: Abreu e Lima, Itamaracá, Paulista, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife, Camaragibe e Olinda.

A coordenadora de Educação Profissional em Saúde da ESPPE, Kellyane Santos, reforça o intuito do curso em garantir qualidade no atendimento aos profissionais que estão na atenção primária. “É importante que sejam fomentadas ações de formação destes profissionais visando conseguir efetivar a política de saúde pública e efetivar o cuidado com o paciente. Diante disso, esperamos um profissional qualificado tecnicamente para atender essas gestantes e, como consequência, uma melhoria nos indicadores municipais”, explica Kellyane.

As aulas presenciais serão ministradas em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Recife e Vitória de Santo Antão. Também participarão da Atualização, profissionais de saúde bucal que atuam no Sistema Prisional, voltado para a assistência às mulheres em situação de privação de liberdade.

“Este curso é uma das estratégias da Coordenação Estadual de Saúde Bucal para fortalecer e aprimorar a Atenção Primária à Saúde Bucal nos municípios do estado. Seu objetivo principal é fortalecer a atuação dos profissionais de saúde bucal no pré-natal, reconhecendo a importância do pré-natal odontológico na detecção precoce de doenças, bem como no processo de orientação e promoção de hábitos saudáveis. Tais medidas visam garantir não apenas a saúde bucal da pessoa gestante, mas também o bem-estar geral dela e do bebê durante e após a gestação”, destaca a Coordenadora de Saúde Bucal da SES-PE, Pamella Paixão.

Durante a programação do curso, que ocorre até o mês que vem, será apresentada uma cartilha intitulada “Pré-natal no Dentista. Mito ou verdade?”. O informativo reforça que algumas doenças bucais, como a gengivite e a periodontite, podem aumentar o risco de complicações na gravidez e influenciar no nascimento do bebê podendo influenciar o parto prematuro ou o baixo peso do bebê ao nascer.

Além disso, a cartilha apresenta as questões mais comuns que envolvem o cuidado odontológico e responde o que é realmente verdade e o que consiste em mito sobre o tema. Entre os mitos desmentidos no material está a permissão para o uso de anestesia, que no caso das pessoas que gestam é permitido, pois existem anestésicos seguros para este público. Outro mito apresentado é o enfraquecimento dos dentes durante a gestação por conta da perda de cálcio para formação dos dentes do bebê. Na verdade, tanto o cálcio quanto os nutrientes necessários para formar os dentes dos bebês são oriundos da própria alimentação da gestante.

A cartilha também demonstra o que é verdade no universo da saúde bucal. Entre os pontos a serem destacados está a interferência das mudanças hormonais que acarretam o aumento dos níveis de inflamação da gengiva.

A cartilha “Pré-natal no Dentista” também reforça como fazer a higiene bucal adequada em cada etapa da escovação, e traz uma observação importante para quem está gestando e que sofrem com enjoos nos primeiros meses: caso isso aconteça, a gestante deve fazer um bochecho com água e aguardar 30 minutos para escovar os dentes.

Fotos: Maíra Arrais

Related Posts