Sesc Petrolina apresenta de 8 a 14 de deste mês 3ª edição da Mostra 14 de Dança

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCom a promoção gratuita de espetáculos, demonstração de trabalhos, mostras, solos e atividades formativas, começa no próximo dia 8 e vai até o dia 14 deste mês no Sesc Petrolina, a 3ª edição da Mostra 14 de Dança. Realizado pela Qualquer Um dos 2 Cia de Dança e o Sesc Petrolina com incentivo do Funcultura, o evento será aberto às 19h da segunda-feira (8), no Teatro Dona Amélia com a apresentação do documentário “Ailton Marcos um pouso para dança”.

Após a exibição do vídeo, que conta a história do ator, bailarino e coreógrafo Ailton Marcos dos Santos – falecido em março de 2009 e um dos pioneiros no desenvolvimento da dança em Petrolina, a Mostra prossegue com uma demonstração dos alunos das oficinas de dança ministradas nas escolas públicas, desde o início deste mês. Às 21h, o público será convidado à Sala de Dança, onde o projeto Dramaturgia – Leituras de Caio vai apresentar O ovo apunhalado e Sagrados Laços com Ádila Madança, Luis Osete, Cleybson Lima e André Vitor Brandão.

Na terça, além do vídeo, serão apresentados uma demonstração de trabalho por parte da Qualquer um dos 2 Cia de Dança e a leitura do conto Aqueles Dois com Lucylene Lima e Rafael Sisant. Na quarta-feira, volta o vídeo na abertura, em seguida a Cia Casa de Orates apresenta O Blazer e a Entre Lados Cia de Dança mostra o espetáculo Do Barro que sou. Às 21h, a Sala de Dança recebe Além do Ponto e Para uma avenca partindo, com Tiago Alves, Aluan Smuk, Wendel Brito e Thierri Oliveira.

 

Dança e Teatro

De acordo com o coordenador do evento e supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, Jailson Lima esta edição traz como fio condutor o intérprete/criador. “Trabalhos solos ou colaborativos onde o artista do movimento propõe através das suas inquietações diálogos e trocas, contribuindo diretamente para realização do processo ou da obra”, definiu. Na quinta-feira, às 20h, o teatro Dona Amélia apresenta o Tetraedro Monocromático, com Iratã Rocha e CorPós com o grupo Experimentos Amador. E às 21h, a Sala de Dança recebe o público para a leitura Uma História de Borboletas, sob a responsabilidade de Fernanda Barbosa e Alexandre Santos.

Na sexta-feira (12), as atividades começam às 20h no Teatro Dona Amélia com a Cia Balançarte, mostrando o espetáculo Chão. Na seqüência, os bailarinos José Lírio e Pedro Lacerda apresentam às 21h, na Sala de Dança Os Dragões não conhecem o paraíso.

E para encerrar esta terceira edição, a noite do sábado será marcada pela Mostra Ailton Marcos. Com início às 19h30, serão apresentados 11 solos e 03 Duos. No domingo, fechando a programação, sobe ao palco do teatro Dona Amélia às 20h, o bailarino recifense Dielson Pessoa, apresentando O Silêncio e o Caos. Espetáculo selecionado para circular o Brasil em 2015, através do Festival Palco Giratório.

De acordo com Jailson Lima, além das oficinas destinadas aos alunos das escolas, as atividades formativas oferecidas durante esta edição também tratam de temas como dramaturgia, improvisação e processos criativos. “Procuramos trazer para a tônica das discussões, palestras, mesas e oficinas, temas como: democratização, acesso, processo criativo, acessibilidade nas artes e arte/educação. Assim, a Mostra 14 de dança se soma ao conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas na cidade para o fortalecimento desta linguagem”, concluiu o coordenador do evento.

Clas Comunicação

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário