Encerrando o mês, a UPAE Petrolina finalizou este período com uma programação especial dedicada ao Setembro Verde. A unidade recebeu a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Dom Malan, que conduziu um treinamento sensível e esclarecedor sobre a doação de órgãos, intitulado “Doação de órgãos e tecidos: responsabilidade social”.
Durante o evento, a enfermeira assistente da OPO, Isiane Almeida, compartilhou informações valiosas. Ela abordou o protocolo de morte encefálica, destacou o papel da OPO na região, explicou todo o ciclo que envolve desde a notificação hospitalar até o transplante, além de elucidar o diagnóstico clínico de morte encefálica. Também foram discutidos os tipos de órgãos e tecidos que podem ser doados após o falecimento, ressaltando a importância dos doadores vivos que podem oferecer órgãos duplicados e regenerativos, como fígado, pulmão e medula óssea.
Outro ponto relevante foi a apresentação da lista de espera em Pernambuco. Apenas em julho de 2023, 1100 pacientes aguardavam por córneas e 15 pacientes necessitavam de transplante cardíaco.
O evento foi destinado a todos os profissionais de saúde e promoveu uma conscientização profunda sobre o tema, além de fornecer informações preciosas.
Com informações da Ascom UPAE Petrolina