O novo Shopping Popular – Dom Malan de Petrolina, no Sertão pernambucano, está sendo construindo na Rua João Clementino se estendendo até a Pacífico da Luz, no Centro da Cidade. O empreendimento abrange uma área de 1.292, 15 m², e terá 10 quiosques, 96 boxes comerciais, uma loja de alimentação e área reservada para estacionamento.
No domingo (20), o bispo emérito de Petrolina Dom Frei Paulo Cardoso, enviou uma Carta Aberta ao clero da diocese e disse estar ‘profundamente amargurado e entristecido’, após saber do projeto de construção de um “shopping popular”, nas adjacências do Palácio Diocesano.
A reportagem deste Blog esteve na sede do novo shopping de Petrolina, na manhã desta segunda (21), e conversou em “off” – (quando o entrevistado não quer gravar entrevista, porém passa as informações ao jornalista), com um dos parceiros comercias do empreendimento que pediu anonimato por entender que o clero da diocese é quem deve se pronunciar sobre o assunto.
O referido parceiro comercial ressaltou em pontos que:
1º Com relação ao terreno do Shopping Popular; Não houve alienação da área; 2º Todas as licenças continuam em nome da diocese, assim como toda documentação; 3º A restauração do Palácio Diocesano não irá interferir na sua arquitetura, além disso, garantiu que a Casa do Bispo, ficará isolada do empreendimento; 4º Todas as árvores da fachada serão preservadas.
Disse ainda que a o empreendimento popular segue todos os parâmetros urbanísticos do Plano Diretor do Município, inclusive no tocante aos afastamentos.
Por fim, o parceiro comercial frisou ainda que “a Diocese é parceira do projeto possuindo renda por mais de 20 anos, e todas as benfeitorias se incorporam ao patrimônio da diocese e garantiu que a obra segue a todo vapor e deve ser concluída no segundo semestre de 2018 e deve gerar 250 empregos diretos e indiretos em Petrolina”, concluiu.
Outro parceiro comercial que também pediu anonimato lembrou-se de uma celebre frase do bispo Dom Malan, o homenageado do empreendimento “Façamos a Casa do Senhor e tudo crescerá ao redor”, finalizou ressaltando que o Shopping irá aquecer ainda mais a economia de Petrolina.
Uma carta aberta está sendo confeccionada pelo Clero da Diocese nos próximos dias, em resposta ao que foi escrito por Dom Paulo Cardoso.
Blog do Banana