Show de Margareth Menezes é destaque na programação da 13ª Feira da Agricultura Familiar neste sábado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Uma das rainhas do Carnaval e futura Ministra da Cultura do próximo Governo Lula é a atração principal deste sábado (17/12) da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até domingo (18/12) no Parque Costa Azul, em Salvador. O evento é gratuito. Margareth Menezes entra no palco às 20h, com um repertório rico de sucessos como “Dandalunda” e “Faraó Divindade do Egito”.
Mas antes do grande show da noite, os baianos e baianas que quiserem conhecer e comprar os cerca de 2.300 produtos de 209 empreendimentos da agricultura familiar nos estandes de comercialização da Feira, podem comparecer ao evento que começa a partir das 9h até as 23h no parque da orla marítima de Salvador. Inclusive pode assistir ao show de abertura da banda Samba Maria, às 18h.
Centenas de pessoas já passaram pela Feira e fizeram as suas compras. “A Feira está muito bacana, com uma diversidade muito grande. São produtos de várias cidades do interior da Bahia. Eu já comprei queijo de cabra, geleia de maracujá da Caatinga e acabei de consumir um pastel de caranguejo muito bom da Resex de Canavieiras”, comentou o biólogo Ailton Santos, que esteve na Feira com seu filho Victor.
Eles aprovaram os petiscos de mariscos da Reserva Extrativista de Canavieiras, que estão sendo apreciados pelos visitantes. São pasteis de aratu, camarão, caranguejo, casquinha de siri, coxinha de caranguejo e muito mais. Além da Rede de Mulheres da Resex, a comida baiana também tem o seu lugar na praça gastronômica com o Restaurante É D´Oxum.
“Temos um potencial muito grande de ostra nas nossas comunidades quilombolas e estamos trazendo vários produtos feitos com ostra, como a empadinha de ostra e a torta de ostra. Além da ostra, temos o azeite de dendê, cocada, o xarope, a meladinha e a pimenta. Nós estamos vendendo também mariscada, ostra frita, moqueca de camarão e moqueca de siri. A nossa expectativa é de que vamos voltar dessa Feira sem produtos de tanto que vamos vender. Isso para nós é motivo de felicidade”, celebrou a quilombola Jucilene Viana, do quilombo do Kaonge, no município de Cachoeira, um dos quilombos beneficiados pelo projeto Bahia Produtiva.
Então, para quem quiser degustar os produtos de qualidade da agricultura familiar baiana, pode vir e se divertir. Na Cozinha Show, teremos uma vasta programação: Ednilson Andrade (Arca do Gosto), às 11h; Festival Gastronômico – As Beijuzeiras de Irará, às 13h; Iris Torres (SENAC), às 15h; Solange Borges (Culinária de Terreiro), às 17h.
13ª Feira
A 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes – Bahia), com o apoio da Bahiatursa, Conder, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan) e Educação (SEC).

Related Posts