Ricardo Banana

Sindicatos discutem a criação do Refúgio da Vida silvestre Tatu-bola

imagemimagem2Nesta quinta-feira (23), foi promovido um debate pelos sindicatos de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa vista e do STR Petrolina em sua sede, a respeito do decreto de criação do Refúgio da Vida silvestre do Tatu-bola que ocupará mais de 110 mil hectares nesses três municípios. O projeto tem como objetivo positivo a preservação da fauna e flora da caatinga, em especial o Tatu-bola que está quase em extinção, mas como lado negativo existe o desalojamento das mais de três mil e quinhentas famílias que fazem parte da área destinada ao refúgio.

Estiveram presentes os diretores e presidente do STR Petrolina além de representantes dos sindicatos de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, representantes das prefeituras de Santa Maria e Lagoa Grande, FETAPE, CONTAG, CUT, MST, Câmara de vereadores de Lagoa Grande, INCRA, IPA, Instituto Caatinga e principalmente os agricultores afetados pelo projeto, que elaboraram um documento que inclui conversar com os prefeitos e câmaras de vereadores dos três municípios, participar da próxima reunião do conselho estadual do meio ambiente, buscar o apoio dos deputados estaduais e federais, realizar um estudo técnico do projeto, e articular uma audiência com o Governador do estado Paulo Câmara o mais rápido possível.

Infelizmente, os vereadores de Petrolina, o prefeito da cidade, e os vereadores de Santa Maria da Boa Vista não participaram do evento ou enviaram representantes.

No mês passado uma comissão se reuniu com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado, Sérgio Xavier, para debater sobre o caso. Na ocasião conseguiram “congelar” o decreto por 180 dias.

Link:  http://strpetrolina.com.br/index.php/182-sindicatos-discutem-a-criacao-do-refugio-da-vida-silvestre-do-tatu-bola

Ascom STR Petrolina

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *