Durante todo o dia desta quinta feira (14), o Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf) participou da Oficina de Planejamento Participativo Regional 2024, iniciativa promovida pela Superintendência Regional do Incra em Pernambuco, com o apoio do Incra nacional e da Unidade Especial do São Francisco (situado em Petrolina). Além do Sintraf , também marcaram presença no evento o gestor do INCRA em Petrolina, Edilson Barbosa; representantes da Codevasf, Movimento dos Sem Terra, Quilombolas, Comissão Pastoral da Terra e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria , Orocó e Cabrobó.
A ação teve como principal objetivo ouvir as demandas dos segmentos atendidos pelo Incra e, com base nisso traçar ações estratégicas, com etapas planejadas que venham a ser efetivadas entre 2024/2026. Dentre as pautas abordadas, destaque para a recriação da Divisão de Obtenção de terras da Autarquia , transformação da Divisão de Titulação de Territórios Quilombolas em uma secretaria específica.
“Ficamos felizes em participar de um momento como esse , que vinha sendo aguardado por nós há muito tempo, principalmente se levarmos em consideração que nos últimos seis anos a gente acompanhava, com aflição, a desarticulação e enfraquecimento dos movimentos sociais e sindicais . E hoje demos um passo justamente na contramão do que estava sendo feito e discutimos melhorias e projetos viáveis para assentados, quilombolas , indígenas, agricultores, acampados . Sabemos que no dia a dia, o acesso destes grupos aos órgãos e benefícios públicos é de muita luta; mas quando há determinação e soma de esforços, conseguimos avançar e possibilitar melhorias de vida para todos “, pontuou a presidente do Sintraf Petrolina, Isalia Damacena.
Esse modelo de Ouvidoria de demandas para articulação de planejamento será realizado,também, nas outras Superintendências Regionais do Incra.
“Conhecer as demandas é um dos principais passos para a elaboração de um planejamento que venha a ser eficiente durante a sua execução. O que estamos discutindo hoje não significa que iremos cumprir amanhã ou no próximo mês. Mas funciona como um importante agente norteador do que será desenvolvido nos próximos anos. Não temos dúvidas que essa será a melhor gestão do Incra de todos os tempos . Estamos caminhando nesta direção “, destacou o superintendente do Incra em Pernambuco , Givaldo Cavalcanti.