Domingos Sávio Ventura Brandão, mais conhecido como Sivuca, foi homenageado na manhã de hoje (25) na Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Plinio Amorim com a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, pelos relevantes serviços prestados nas áreas da educação, comunicação e na cultura de Petrolina. A moção é de autoria do vereador José Batista da Gama (PDT).
Nascido em 10 de abril de 1955, o petrolinense Sivuca é graduado em Administração pela FACAPE atuou como comunicador social no rádio nas Rádios Juazeiro, Grande Rio AM e Emissora Rural. Foi o primeiro assessor de comunicação de Prefeitura Municipal de Petrolina em 1982 na gestão do ex-prefeito Geraldo Coelho. Foi assessor parlamentar do então Deputado Federal Osvaldo Coelho na Câmara Federal. No mesmo ano, criou a empresa Styllus Publicidade e se tornou microempresário na área publicitária.
Em 2006 criou a 1ª Frevioca para apoiar a cultura, fortalecendo-a em Petrolina. Em 2011 escreveu o livro ‘Causos de Sivuca – Memória e história de personalidades de Petrolina e região. Em 2012 o artista criou a 2ª Frevuca onde gravou DVD com musicas ressaltando a cultura pernambucana.
Ainda em 2012, o artista gravou o DVD Documentário de Petrolina, com a história, cultura. No mesmo ano o artista criou a Orquestra Sinfônica de Petrolina, participando no mesmo ano dos festejos em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. “Por causa do meu trabalho em popularizar nossa cultura, o frevo, as vezes me perguntam se eu sou do Recife, muito orgulhoso eu respondo, não, sou de Petrolina”, disse emocionado.
Ainda falando sobre sua relação de amor com a cultura de Petrolina, Sivuca falou também da desvalorização dos artistas locais. “Mesmo com a exclusão da Frevuca por dois anos do carnaval de Petrolina, isso nunca vai diminuir o amor que tenho por essa cidade, Petrolina você está aqui, aqui”, disse Sivuca apontando para o coração.
Composição da Mesa: Geraldo Coelho, Carlos Laerte, Aparecida Brandão, Francisco Fernandes, Professor Valdelicio, Alexandre Macedo, Edgar Granja, Flávio Cabral, José Maria Silva, e a esposa do homenageado, Maria das Graças Agra Costa. (Com informações da Grande Rio FM)
Blog do Banana