Na campanha mais recente, BNB oferece linhas de crédito para pequenas e médias empresas ajudarem na retomada da economia
O Banco do Nordeste (BNB), sob o comando do ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, deve anunciar nos próximos dias o balanço de 2023 com número recorde em financiamentos na região Nordeste. É o que destaca a Coluna Radar, da Revista Veja, desta semana.
Nesta sexta-feira, Lula vai estar no Ceará, justamente para anunciar oficialmente a implantação de uma unidade do ITA, na base aérea de Forteleza. O blog de Jamildo chegou a desenhar as ações do governo Federal e as Forças Armadas em prol do Nordeste, mostrando que a Escola de Sargentos em Pernambuco não era uma ação isoldada. Antes do Ceará, Lula visita a área do projeto da escola, em Abreu e Lima, além da refinaria em Suape.
Com o título ‘injeção de dinheiro’, a coluna afirma que o volume de desembolsos do banco passará de R$ 50 bilhões. “Do jeito que o presidente gosta”, frisa o texto, referindo-se a Lula, responsável pela indicação de Câmara para comandar o BNB. O valor equivale a um orçamento do Estado de Pernambuco, mas sem a dor de cabeça do cargo de governador.
Em 2022, os desembolsos do BNB atingiram R$ 49 bilhões. A expectativa é que o balanço de 2023 aponte um crescimento superior a 15%.
O BNB é uma instituição financeira pública que atua como agente de desenvolvimento para a região Nordeste do país. O BNB desempenha um papel importante no financiamento de projetos e atividades econômicas na região, visando promover o desenvolvimento social e econômico.