Eleições 2012

Sobre pesquisas eleitorais em Petrolina

1- ARCERTE faz mais uma pesquisa em Petrolina. Será que eles acertam dessa vez?

A empresa ARCERTE registrou mais uma pesquisa eleitoral em Petrolina no TSE. Desta vez sob o numero 00140/2012, a empresa informou que vai ouvir 900 entrevistados entre os dias 17 e 20/09. Resta saber se aprenderam com a punição e a multa que tomaram da justiça eleitoral, pelos resultados fraudulentos da última pesquisa que divulgaram em um Blog local. Dessa vez, colocaram a própria ARCERTE como contratante. É ver para crer.

 2 – Folha de Pernambuco contrata mais uma pesquisa em Petrolina. Será que dessa vez divulgam?

A Folha de Pernambuco, um jornal de circulação insignificante aqui em Petrolina parece ter outros interesses no processo político-eleitoral que a cidade ora vivencia. Primeiro por estar sempre sendo citada em matérias de interesse de uma candidatura a prefeito, aparecendo inclusive nos guias eleitorais a partir de matérias publicadas naquele jornal. Segundo, por contratar empresas para realizar pesquisa eleitoral e não divulgar o resultado. Vejamos os dados:

No dia 29/08/2012, foi registrada no TSE uma pesquisa feita pela EMPRESA DE PESQUISAS TÉCNICAS LTDA, cuja contratante foi a EDITORA FOLHA DE PERNAMBUCO LTDA . CNPJ 01.935.632/0001-00, ao custo de R$ 8.000,00 (oito mil reais). Essa pesquisa era para ter sido divulgada em 03/09/2012 e até hoje não foi. Os dados dela estão no link: http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=6484 . É estanho um órgão de imprensa contratar uma pesquisa e não divulgar o resultado.

Mais uma vez, o referido jornal contrata outra pesquisa, desta vez com outra empresa o CIPEC-CENTRO INTEGRADO DE PESQUISA E COMUNICAÇÃO LTDA., a um custo de R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) (Link http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=10434). Esta tem previsão de divulgar o resultado dia 24/09, mas diante da ocorrência anterior e do que se vem observando acerca do comportamento do jornal, há de se desconfiar da credibilidade da pesquisa encomendada.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *