A última segunda-feira (23) foi um dia de festa e comemoração para os 200 alunos que formam as primeiras turmas do Projovem Urbano, durante lançamento da concorrida aula inaugural, realizada no auditório da Escola Dom Malan. A solenidade contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Eliane Alves, representando o prefeito Marcones Libório de Sá, a diretora da escola Aline Sá e a coordenadora de polo do Projovem Urbano, Fabiana Cruz, além dos professores e equipe técnica do programa.
Durante a abertura do evento, a orquestra Dom Luiz Guanella, ligada ao Projeto Comunitário de Atendimento à Criança e ao Adolescente (PROAC), fez apresentação cultural e arrancou aplausos do público. A Coordenadora do Polo Projovem Urbano, Fabiana Cruz, lembrou que muitos jovens que integram as turmas não tinham esperança de um futuro melhor e agora comemora a ampla oportunidade de fazer parte da proposta do programa.
“O objetivo pedagógico é o crescimento do indivíduo através de uma ótima chance para a juventude brasileira. Tenho certeza de que essa turma de Salgueiro agarra com muita força de vontade essa oportunidade na certeza de um futuro promissor”, disse Fabiana.
Para a secretária de Desenvolviomento Social, Eliane Alves, o Projovem Urbano chega a Salgueiro para ampliar e incrementar outras ações importantes como o Projovem Adolescente. “Salgueiro é o único município que está fazendo aula inaugural, portanto, temos esse diferencial de fazer as coisas bonitas e investir no horizonte de grandes resultados”, observou.
O Projovem Urbano é do Governo Federal e vem para o Governo do Estado por meio da GRE. “O município se uniu apoiando com o que estava faltando. Espero que todos agarrem essa oportunidade e façam daqui o projeto de vida de cada família por meio desses jovens que estão aqui”, frisou Eliane Alves.
Uma das contempladas, a aluna Rita de Cássia da Silva, 20 anos, não escondia a tamanha alegria e o sorriso no rosto pela nova oportunidade. “Parei de estudar porque engravidei aos 13 anos. Agora consegui uma vaga nesse programa e vou me dedicar, estudar para oferecer um futuro melhor para os meus três filhos”, disse a jovem.
No final da solenidade, foi apresentada a equipe – formada por cinco professoras, uma pedagoga e dois técnicos de apoio. As aulas terão início já na terça-feira (24), nas dependências da Escola Dom Malan, no horário das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira.
FOMAÇÃO PROFISSIONAL – O Projovem Urbano é uma das modalidades do Projovem Integrado – Programa Nacional de Inclusão de Jovens. Com duração de 18 meses, o curso oferece a conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã.
Aos jovens que cumprem determinados requisitos de freqüência e elaboração de trabalho é concedido um beneficio mensal de R$ 100. Podem participar jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e que não tenham concluído o ensino fundamental. Não é permitido o acúmulo de benefícios de diferentes modalidades do Projovem.
Ascom PMS
Blog do Banana
