Sou Pai Responsável: Defensoria lança Ação Cidadã convocando homens a viverem com seus filhos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) lançou na semana passada, a edição 2024 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. Com o mote da campanha “Viva no ritmo da emoção, seja um pai responsável”, o lançamento foi na Casa de Acesso à Justiça I (CAJ I). Neste ano, a campanha conclama homens ao exercício da paternidade com responsabilidade tanto financeira, quanto emocional. Afinal, tão bom quanto ver o(a) filho(a) com todas as necessidades asseguradas, é vê-lo(a) feliz por ter ao lado a sua referência paterna.

De acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais da Bahia (Arpen/Bahia), mais de 12 mil bebês foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023. Nossa ação chega ao seu 17º ano ajudando famílias a amenizar essa realidade e criando um ambiente em que as crianças tenham o direito à convivência familiar preservado.
Sou Pai Responsável

A Ação Cidadã Sou Pai Responsável completa 17 anos em 2024, e já realizou mais de 26 mil exames de DNA gratuitos para investigação e reconhecimento de paternidade. Também oferece assistência jurídica e psicossocial às famílias, além de acordos e conciliações. Os exames DNA podem ser realizados durante todo o ano nas sedes da Defensoria, na capital e no interior, na Unidade Móvel de Atendimento, que percorre a Bahia levando os serviços da instituição; e também em alguns mutirões e itinerâncias que a DPE faz pelo estado.

Em agosto, são intensificadas as ações da campanha, momento em que a DPE/BA recebe mais demanda espontânea da população, que aumenta a procura pelo exame de DNA e pela regularização de paternidade. Em Juazeiro será realizado um mutirão de reconhecimento de paternidade com exames de DNA gratuito, no dia 16 de agosto, na sede da Defensoria, na rua do Paraiso, n 306, bairro Santo Antônio, entre as 9h e as 13h.

Para realizar o exame, é preciso levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento e, no caso dos recém-nascidos, a Declaração de Nascido Vivo. Quem mora no interior do estado pode ir, pessoalmente, a uma das sedes da Defensoria. Na Unidade Móvel, os exames são feitos de acordo com as visitas às cidades e o roteiro é divulgado no site www.defensoria.ba.def.br.

Da Redação com informações da Defensoria Pública da Bahia

Related Posts