No Sertão, a cidade de Dormentes foi listada como destaque em equilíbrio financeiro.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) divulgou nesta quinta-feira (13) um ranking com os municípios que melhor aplicam os recursos financeiros. Entre os indicadores do ranking, estão os municípios com os melhores recursos em “Gastos em Investimentos”, “Gastos na área social” e “Equilíbrio financeiro”, para os municípios com até 20 mil habitantes, entre 20 mil e 50 mil, entre 50 mil e 150 mil e acima de 150 mil habitantes.
Entre os principais destaques do ranking, estão as cidades de Dormentes, Afogados da Ingazeira, Pesqueira e Jaboatão dos Guararapes, que receberam prêmio por destaque de equilíbrio financeiro. Já os municípios que foram destaque nos investimentos estão Buenos Aires, Feira Nova, Limoeiro e Caruaru. Enquanto na categoria de destaque despesa social per capita, os municípios ranqueados foram Quixaba, Tacaratu, Limoeiro e Jaboatão dos Guararapes.
Segundo a Sudene, o ranking serve como um instrumento social, que permite a população acessar os resultados de onde são aplicados as verbas públicas pelos municípios. A ação tem também o objetivo de estimular a melhoria da capacidade de investir bem das prefeituras, dando prioridade aos gastos na área social, promovendo o equilíbrio financeiro e o bem estar do cidadão. No caso das prefeituras que não conseguiram uma boa avaliação no ranking, elas serão capacitadas pela Superintendência e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A iniciativa faz parte do projeto “Avaliação da Qualidade dos Gastos dos Municípios da Área de Atuação da Sudene”, que é fruto de uma parceria com o PNUD.