A Superintendente Adjunta do IMIP Hospitalar, Ivette Buril, apresentou, nesta terça-feira (26), o programa Compliance aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e do Hospital Dom Malan (HDM) – ambos geridos pelo IMIP em Petrolina.
A reunião aconteceu durante a tarde e participaram deste primeiro momento os gerentes, chefes de setores e representantes do Núcleo de Educação Permanente. “A intenção é de que essa primeira turma seja multiplicadora, pois o objetivo é atingir todo o nosso corpo funcional até o mês de maio”, ressaltou Ivette.
A finalidade maior dessa iniciativa é nivelar o conhecimento dos profissionais a respeito do programa. “Todos os imipianos devem conhecer o Compliance e receber o Manual de Normas e Condutas Éticas, que orienta e instrumentaliza as ações de todos aqueles que, direta ou indiretamente, mantêm ou pretendem manter relações de trabalho, parceria e cooperação com o IMIP e as unidades geridas pelo IMIP Hospitalar”, esclarece.
O Compliance compreende um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normais legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para um negócio ou atividades de uma instituição/empresa; evitando, detectando e tratando assim qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.
O termo tem origem no verto em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, comando ou pedido. No IMIP foi implantado em maio do ano passado e desde então vem sendo divulgado e propagado dentro da comunidade imipiana, da qual a UPAE Petrolina e o HDM fazem parte.
“Na verdade esse programa de governança corporativa não nos traz nada de tão novo, ele explica a história, missão, ética e normas do Instituto, assim como estabelece um amplo código de condutas e atitudes que deverão ser seguidas por todos nós. É uma forma de normatizar e regulamentar o que já fazíamos, ou deveríamos fazer”, considera a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin.
Cientes da importância desse nivelamento, as duas unidades irão correr para cumprir os prazos. “Mesmo tendo quase mil funcionários no Dom Malan, nós queremos bater a meta. Já falei com a gerente do Núcleo de Educação Permanente e ela está traçando a estratégia”, finaliza otimista a coordenadora de enfermagem do HDM, Fátima Michelle.
Ascom