Técnicos da SEDESC Participam de capacitação do SUAS/RH

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem2Com o objetivo de capacitar os trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para lidar com as situações do dia a dia e que podem ocorrer dentro dos projetos e programas sociais, a Secretaria Estadual Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina, realizou nos dias 29 e 30 de Julho/2014 no SEST/SENAT, duas capacitações tendo como temas: “Ética, Laudo, Parecer” e “Reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

As capacitações, que tiveram carga horária total de 16 horas cada uma, foram conduzidas pelas Psicólogas Ana Paula Viana e Virgínia Airola, da Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação (GPPC) e as oficinas tiveram como facilitadoras as Assistentes Sociais Andréa Galdino e Tatiana Pereira.

Dividida em duas etapas, as capacitações trouxeram conhecimentos teóricos e práticos sobre a Política de Assistência Social, tendo como objetivo o fortalecimento da Rede Socioassistencial.

“Com as informações passadas para os técnicos da área da Assistência Social, a capacitação vem enriquecer e preparar os profissionais para realizar as atividades com mais tecnicidade. E isso fez das capacitações uma ferramenta indispensável para aprimorar os conhecimentos que esses profissionais já detém” afirma Ana Paula Viana- Psicóloga da GPPC.

 

“A capacitação trouxe para os profissionais uma visão ampliada da assistência social e nos dá a certeza que o nosso papel dentro desse universo é importante.

Eu saio daqui mais confiante tecnicamente na área da assistência social” concorda Everaldo Rodrigues Souza- Diretor da Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) de Petrolina.

Sistema Único de Assistência Social (Suas)

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócios assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada. Do mesmo modo, todos os Estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário