Desenvolver o aprendizado na área de robótica e de novas tecnologias é uma das propostas da Prefeitura de Juazeiro. Para fomentar esse processo nas escolas municipais, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) realizou mais uma formação para professores do ensino fundamental, voltada para a aprendizagem criativa e o manuseio do “Box Explorum” (material pedagógico composto por elementos tecnológicos).
A formação aconteceu nesta segunda-feira (29), durante todo o dia, em 12 núcleos presenciais distribuídos entre sede e interior. Os articuladores tecnológicos da Seduc participaram mediando as informações repassadas pelos representantes da empresa Explorum Educacional (responsável pelo programa). Entre os assuntos abordados, estavam o desenvolvimento de um protótipo usando o “Box Explorum” e a mentoria para o planejamento de aulas.
Leiane dos Santos Estano é professora do 5º anos na Escola Municipal José Padilha. Para ela, o uso da tecnologia na educação torna a aula mais atrativa para o estudante. “O aluno participa mais se estiver trabalhando com a tecnologia na sala de aula, é com o que a criança mais gosta de atuar. Com essas tecnologias, o estudante até se desenvolve melhor do que se tivesse acesso ao conteúdo apenas no quadro”, explicou a professora.
O programa foi ampliado para atender mais de 40 escolas, da sede e interior, com previsão de aplicação já em 2022.
“Cultura maker” nas escolas
A cultura maker incentiva o aluno a aplicar as teorias que aprende na sala de aula, em atividades práticas, a partir da tecnologia, contribuindo para desenvolvimento do senso crítico e estimulando a criatividade.
“O Programa Explorum, resultado dessa cultura maker e de valorização do sujeito, objetiva que a robótica seja o instrumento propulsor das tecnologias dentro da educação. Então, o município de Juazeiro vem exatamente contemplar essa nova visão de mundo pós-pandemia”, explicou o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Reginaldo Medrado.