Tem podcast da agricultura familiar no ar

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Podcast Agricultura Familiar estreou com sucesso nesta segunda-feira (13), com transmissão pelo canal CARBahia no Youtube. No primeiro episódio o tema em destaque foi: Alimentação Escolar, que passará a contar, de uma forma ainda mais efetiva na rede estadual de ensino, com produtos da agricultura familiar da Bahia.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, explicou que na Bahia a alimentação escolar virá 100% da agricultura familiar, um marco na história, que injetará R$ 303 milhões de reais em investimentos, o que ampliará as oportunidades para o segmento.
“Temos 593 mil propriedades da agricultura familiar na Bahia e um número grande de organizações produtivas com capacidade de atender a essa demanda. Estamos ofertando para as escolas produtos de excelente qualidade, que estão em acordo com a legislação sanitária, certificados pelo MAPA, pelos serviços de inspeção municipal, seja de origem vegetal ou animal. Peço que as cooperativas procurem as escolas para mostrar suas produções”, ressaltou o diretor-presidente da CAR.
Na Bahia, já são 299 municípios com Serviço de Inspeção Municipal (SIM) instalados por meio da parceria entre a CAR e 24 consórcios públicos. “Essa ideia de integrar as políticas públicas em torno de uma ação é muito importante, por isso o podcast chega com essa missão de ofertar informações para que os mais variados públicos relacionados à agricultura familiar possam fazer essa interação”, completou Jeandro Ribeiro.
A inserção de 100% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na compra de produtos da agricultura familiar para as escolas da rede estadual visa o cumprimento da Portaria N° 11/2023 publicada pelo Governo da Bahia, no Diário Oficial do Estado, em 14 de janeiro.
Para o consultor da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Wilson Dias, com essa ampliação das compras públicas, a Bahia está em festa. “Essa Portaria traz um conforto operacional muito grande e é uma demonstração de que as coisas podem funcionar de forma adequada. O artigo 3º traz aspectos importantes como o das aquisições, que deverão ser realizadas semestralmente. Isso quer dizer que dá para planejar. Antigamente, a escola fazia a licitação ali, queria o produto de imediato e não tinha. Agora, o produtor pode até não ter a produção naquele momento, mas pode se planejar para entregar e ter um mercado garantido”.
O primeiro convidado do Podcast foi Ícaro Rennê, vice-presidente da Unicafes-Bahia e também presidente da Rede Cooperacaju, que já comercializa há alguns anos para chamadas públicas municipais e estaduais. “É uma forma de escoar os produtos. A Cooperacaju, por exemplo, abrange 21 municípios. Já colocamos nas escolas frutas como melancia, laranja, goiaba, além de farinha, feijão. Agora é unir forças entre escolas e agricultores. A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) promovida pelo projeto Bahia Produtiva, da CAR, e a da Bahiater/SDR, ajudou os agricultores a produzirem mais e com qualidade. Hoje, conseguimos entregar com regularidade, desde que haja planejamento”.
O Podcast Agricultura Familiar é uma produção da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que vai trazer para o público um conteúdo enriquecedor com soluções para a evolução da agricultura familiar, esse segmento que produz alimentos e se desenvolve por toda a Bahia. As transmissões acontecerão quinzenalmente, às 18h. Para participar é só se inscrever no canal CARBahia, no Youtube, e seguir o perfil @carbahia_ no Instagram, para acompanhar todos os conteúdos da Companhia. 

Related Posts