O Encontro Internacional Pontes Flutuantes traz para Petrolina, pela segunda vez, dois grandes nomes do teatro mundial: o diretor teatral Eugênio Barba e a atriz Julia Varley, ambos integrantes do Odin Teatret, grupo sediado na Dinamarca e que comemora 60 anos em 2024. O evento será realizado pela Cia Biruta de Teatro, de 22 a 24 de novembro, e vai reunir espetáculos, masterclass, oficinas e intercâmbio cultural entre artistas.
Uma das finalidades do projeto, que chega a sua terceira edição, é promover a interiorização de encontros e discussões sobre o teatro. Para isso, já recebeu nomes não só como Julia e Eugênio, mas também Carlos Simioni, do Lume Teatro. “É muito importante para a gente que faz teatro estar em contato e dialogar com outros grupos para fortalecer o nosso fazer artístico. O Pontes Flutuantes tem esse propósito, criar pontes com artistas de diversas partes do mundo, oferecendo uma via de mão dupla e gerando uma reflexão sobre o que somos e o que fazemos”, explica a atriz Cristiane Crispim, uma das organizadoras do evento.
A escolha dos convidados para esta edição do projeto não é por acaso. Eugênio é fundador do Odin Teatret, criador do conceito de antropologia teatral e um dos maiores pensadores do teatro contemporâneo. Enquanto Julia traz à cidade a apresentação da sua pesquisa em torno da voz do ator e da atriz. “O trabalho do Odin influencia a pesquisa e a prática de grupos de teatro e dança do mundo inteiro através da difusão da Antropologia Teatral. Trata-se de um estudo minucioso da arte do ator, desenvolvido por Eugênio. Uma preciosa fonte de compreensão acerca do fazer teatral, a partir de experiências e tradições de práticas corporais extra-cotidianas de todo o mundo”, pontua o ator, dramaturgo e diretor teatral, Antonio Veronaldo.
Podem participar do evento, diretores, atores, dançarinos e alunos de artes cênicas da região e de todo o Nordeste, com experiência no fazer teatral e afinidade com o trabalho desenvolvido pelo grupo dinamarquês. As inscrições são realizadas através do formulário eletrônico: https://forms.gle/sckmwpZQyh628mXFA. Mais informações sobre as inscrições e investimento, através do e-mail birutaciadeteatro@hotmail.com ou do telefone (87) 98149-7287.
O Ponte Flutuantes conta com a parceria da Abajur Soluções, Odin Teatret, do Teatro de Retalhos e o apoio da Prefeitura e do Sesc Petrolina
Programação:
A programação condensa um pouco da trajetória de Eugênio Barba e Julia Varley ao longo de 60 anos de Odin Teatret e, também, as contribuições da Cia Biruta para o teatro pernambucano. Em três dias de evento, com atividades no Sesc Petrolina e no CEU das Águas, o público vai poder conferir a apresentação do espetáculo “Notícias do Dilúvio – Um Canto a Canudos” (Cia Biruta/Petrolina), a oficina “O Eco do Silêncio” (Julia Varley), a demonstração-espetáculo “Irmão-morto” (Odin Teatret/DK), mesa redonda sobre “The Magdalena Project” e o Master Class com Eugênio Barba e Julia Varley.
Confira a programação completa:
22/11 | SEXTA
14h00 | ABERTURA DA TERCEIRA EDIÇÃO DO PONTES FLUTUANTES – Sala de Dança – Sesc Petrolina
14h30 | CONFLUÊNCIAS – ESPAÇO DE INTERCÂMBIOS, COMPARTILHAMENTO DE CRIAÇÃO E PEDAGOGIAS DA CENA, DESENVOLVIDO PELOS GRUPOS E PARTICIPANTES – Sala de Dança – Sesc Petrolina.
20h00 | APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO “NOTÍCIAS DO DILÚVIO – UM CANTO A CANUDOS”, DA CIA BIRUTA DE TEATRO (PETROLINA-PE) Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
23/11 | SÁBADO
09h00 | OFICINA “O ECO DO SILÊNCIO” COM JULIA VARLEY (DINAMARCA) Sala de Dança – Sesc Petrolina
14h00 | RODA DE CONVERSA – Sobres ilhas, trilhos e pontes – o teatro e suas margens – com EUGÊNIO BARBA E REGINALDO CARVALHO – CEU das Águas/Cineteatro Massangano
19h00 | DEMONSTRAÇÃO-ESPETÁCULO “IRMÃO MORTO”, DO ODIN TEATRET (DINAMARCA) Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina
24/11 | DOMINGO
09h00 | OFICINA “O ECO DO SILÊNCIO” COM JÚLIA VARLEY (DINAMARCA) – Sala de Dança – Sesc Petrolina
14h00 | MESA SOBRE “THE MAGDALENA PROJECT” Cineteatro Massangano – CEU das Águas/Cineteatro Massangano – Petrolina
19h00 | MASTERCLASS COM EUGENIO BARBA E JULIA VARLEY (DINAMARCA) – Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina