Política

Teresa Leitão avalia o desempenho positivo do Partido dos Trabalhadores nas eleições

A deputada Teresa Leitão (PT) apresentou, durante a Reunião Plenária desta terça (6) na Assembleia Legislativa (Alepe), os números alcançados pelo Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2018. A legenda, destacou, recebeu 44,9% dos votos válidos no pleito de presidente, elegeu quatro governadores, formou a maior bancada na Câmara dos Deputados (56 parlamentares) e garantiu seis representantes no Senado. Nacionalmente, o PT terá a segunda maior bancada de deputados estaduais, enquanto em Pernambuco, serão três legisladores a partir de 2019.
“Um resultado surpreendente para nós, do PT, e para alguns observadores, considerando os ataques sofridos anos a fio pelo nosso partido, com tentativa de criminalização e muitas ações injustas contra nossas lideranças”, avaliou a deputada. Teresa ressaltou, ainda, a contribuição da legenda na eleição dos governadores do Maranhão, de Sergipe, da Paraíba e de Alagoas. “Além de ter sido decisiva para a vitória de Paulo Câmara em Pernambuco, levando-se em conta a retirada da pré-candidatura de Marília Arraes”, analisou.
Especificamente sobre o Parlamento pernambucano, a petista comemorou a eleição de duas mulheres (dela e da deputada eleita Dulcicleide Amorim), bem como a recomposição da bancada de 2014, com três parlamentares.
Teresa destacou o papel que a sigla terá nos próximos quatro anos. “As urnas colocaram o PT na oposição ao governo Bolsonaro e essa realidade nós enfrentaremos em parceria com os nossos aliados dos movimentos sociais, sem temer ameaças, o cerceamento da liberdade de imprensa, de cátedra e de expressão”, concluiu.
Compartilhe: