O teste do olhinho é um exame feito em crianças recém-nascidas para detectar problemas de visão. No Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE), o procedimento é realizado diariamente, logo após o nascimento dos bebês. A oftalmologista da Unidade Hospitalar, Marta Virgínia Marques, e a pediatra, Maria Alzeni Pereira, falam sobre a importância do exame para a saúde da criança.
O exame é feito no recém-nascido com o objetivo de detectar o reflexo vermelho nas pupilas, apontando que a criança não apresenta obstrução à passagem de luz pelo seu olho, podendo assim ter um desenvolvimento normal da visão. “É feito através de um aparelho chamado oftalmoscópio direto, onde um feixe de luz incide na pupila e reflete uma luz vermelha, indicando exame normal”, explica a oftalmologista.
O Teste do Olhinho contribui para uma boa saúde ocular da criança e pode revelar a existência de doenças relacionadas à visão. “A importância do exame vem da necessidade de detectarmos precocemente, ainda nos primeiros dias de vida, patologias comuns no recém-nascido como catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma. Doenças essas, que quando tratadas precocemente, tem um bom prognóstico visual”, frisa Marta Marques.
Segundo a médica, Maria Alzeni, o ideal é que o teste do olhinho seja feito ainda na maternidade. ”O exame pode ser feito no período neonatal, até os 28 dias de vida do recém-nascido, mas o recomendado é logo após o nascimento, porque se houver alguma indício de doença encaminhamos para o oftalmologista que realizará todos os procedimentos necessários para diagnosticar o problema. Atuando de forma precoce há maior chance de corrigir a doença”, pontua a pediatra.
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP
Blog do Banana