Um grupo de peso tem surpreendido na campanha eleitoral deste ano em Petrolina, maior colégio eleitoral do Sertão de Pernambuco. São as mulheres que se candidataram que estão na luta por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Nesta lista se destacam as ex primeiras damas, Andrea Lossio, REDE, e Dulcicleide Amorim, PT, além da também petista, a vereadora licenciada Cristina Costa.
Elas resolveram sair dos bastidores e mostrar serviço, brigando em igualdade de condições com os homens rumo ao legislativo estadual. Com a performance tão convincente, tem candidato veterano já de orelha em pé. Andrea e Dulcicleide, mesmo sem mandatos, sabem bem como é estar na política. Dulciclede é esposa do deputado estadual Odacy Amorim, ex-prefeito e que disputa o primeiro deputado federal pelo PT.
Andrea deixou a função de primeira dama em 2016, quando auxiliou o marido, o ex-prefeito e candidato a governador, Julio Lossio, REDE, nas duas gestões à frente da Prefeitura de Petrolina.
A vereadora Cristina Costa está em seu terceiro mandato de vereadora. Herdeira política da ex-deputada Isabel Cristina, integra a oposição na Câmara Municipal e busca a primeira eleição para a Assembleia Legislativa.
O time é de peso e pode ajudar a ampliar o número de mulheres no parlamento pernambucano.