Após a entrega dos residenciais do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida em Petrolina, as famílias beneficiadas vêm sendo atendidas através do trabalho social. Nos Residenciais Monsenhor Bernardino e Nova Petrolina cerca de 10 mil pessoas recebem atendimentos que variam desde oficinas à cursos profissionalizantes.
Regularmente as famílias participam de ações voltadas à arte e cultura em oficinas de capoeira, dança, teatro, musica, entre outras atividades. Já as qualificações profissionais contribuem para que mais pessoas conquistem espaço no mercado de trabalho. Os cursos são ministrados com instruções em informática, manicure e produção de doces e salgados.
“O objetivo dessas ações é continuar dando assistência às famílias de modo que possamos garantir que elas terão totais condições de ter uma vida digna e segura. As casas já garantem a segurança da moradia, mas elas continuam recebendo todo o aparato por parte do município”, explicou a Secretaria de Habitação, Edinalva Gomes.
A execução do trabalho social é realizado pelas empresas Proatec. Desde 2009, o prefeito Julio Lossio já entregou 8.555 casas em oito conjuntos habitacionais, junto com o Governo Federal. “Quando entregamos as casas, é um momento de felicidade para todos nós, mas é preciso pensar além da entrega e assegurar que essas famílias continuem recebendo atenção do poder público. É isto que fazemos com as ações sociais”, concluiu o Prefeito Julio Lóssio.
Ascom PMP
Blog do Banana