Treinamento SAEPE na Rede de Educação Municipal de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemForam dois dias de treinamento intenso na Sede da Seduc para os aplicadores e coordenadores da rede municipal de ensino que participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco – SAEPE.

Durante a semana, os aplicadores e coordenadores foram para as salas de aula em todas as unidades escolares do município para produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes do 3º,5º e 9º anos, nas habilidades e competências de Portuguê e Matemática, consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Estes são pré-requisitos indispensáveis não apenas para a continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.

Entre as metas do SAEPE estão o monitoramento e o desempenho dos estudantes ao longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de cada escola, possibilitando a implementação de medidas corretivas, quando necessário. Além disso, o Sistema contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos, diagnosticadas por meio dos instrumentos de avaliação. “ Tudo isso para associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola”, ressalta a coordenadora do SAEPE da Rede Municipal de Ensino, em Petrolina, Lindamária Amorim. Ela reforça ainda que em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o SAEPE compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

ASCOM SEDUC

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário