Turismo e desenvolvimento do Estado são temas de sabatina com o candidato ao Senado Federal André de Paula

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Evento realizado pela Fecomércio-PE encerrou a série de debates com os cinco candidatos ao Senado Federal por Pernambuco mais bem avaliados na corrida eleitoral
O candidato ao Senado Federal André de Paula (PSD) participou, nesta terça-feira (13/9), da última sabatina com os candidatos mais bem avaliados para o Senado Federal por Pernambuco, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), que ouviu anteriormente os candidatos Teresa Leitão (PT), Carlos Andrade Lima (União Brasil), Gilson Machado (PL) e Guilherme Coelho (PSDB).
Comandada pelo presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, e com mediação da jornalista e cientista política, Priscila Lapa, a sabatina contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Federação (www.youtube.com/FecomércioPernambuco)  e se propôs a debater as propostas do candidato dentro de eixos escolhidos pela Federação, tais como empreendedorismo, leis trabalhistas, educação profissional, reforma tributária, Simples Nacional, ambiente de negócios e saúde.
André de Paula – o candidato iniciou os trabalhos do dia agradecendo a Fecomércio pelo espaço e pela flexibilização da agenda para poder ouvir as propostas e as ideias dos candidatos mais bem avaliados ao Senado Federal. Em seguida, foi questionado sobre as suas propostas para melhorar o ambiente de negócios de Pernambuco, que, atualmente, sofre com vários problemas relacionados a investimento, segurança e infraestrutura.
“O senador tem um papel muito importante na melhoria do ambiente de negócios, o Senado é uma casa revisora e vista com muita maturidade. No Senado, as questões econômicas perpassam com um cunho de debate mais amadurecido. Melhorar o ambiente de negócios passa por uma política fiscal, tributária, melhorar, por exemplo, a infraestrutura, pois ninguém quer investir em um Estado onde essa infraestrutura não seja motivo de atração e segurança. Por isso, penso que questões como a Reforma Tributária, como a rediscussão da PEC do teto dos gastos, a revisão de alguns pontos da reforma administrativa, contribui muito para melhora ou piora de negócios e a segurança que se precisa ter para se investir, a previsibilidade das regras. Chegar ao Senado agora é cumprir todas as etapas do legislativo, meu compromisso é seguir muito atento ao que é de mais positivo que possa acontecer para facilitar a criação desse ambiente de negócios, que é fundamental para que possamos ter o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, disse o candidato.
Quando questionado sobre a Reforma Tributária e a sua simplificação para o fomento ao crescimento do país, André de Paula foi categórico ao falar sobre o tema. “Racionalização do sistema tributário, simplificação, desburocratização, previsibilidade, são coisas que a gente espera que ao fim de uma aprovação de uma matéria importante como essa ocorra. Teremos um papel importante nisso, pois quem corrige eventuais distorções que possam acontecer na Câmara dos Deputados, em função da maior representação numérica de parlamentares de estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, tem, é a casa que representa a Federação. Os três senadores de Pernambuco precisam ter a capacidade política para impedir que tenhamos prejuízos no nosso estado”, afirmou André.
Ao falar sobre o turismo em Pernambuco, André de Paula se disse um entusiasta do setor do turismo, pois ele é muito plural, e emendou a sua resposta falando mais sobre a infraestrutura e os investimentos precisos para o Estado se destacar cada vez mais nessa área. “Pernambuco tem um potencial enorme  e uma facilidade para fazer esse potencial se interiorizar, você tem em Serrita a Missa do Vaqueiro, em Brejo da Madre de Deus a Paixão de Cristo, tem as carrancas do Sertão do São Francisco, junto da fruticultura e do Rio São Francisco, também temos o turismo ecológico e as praias do litoral sul e norte. A importância do turismo sai muito daí, mas se pressupõem que ninguém sairá da sua casa, por exemplo, para correr risco como o que aconteceu em Porto de Galinhas. É preciso que o Estado atue no sentido de assegurar a segurança e minimizar aquilo que é um horror”, comentou o candidato.
Ainda sobre a temática do turismo, o candidato André de Paula finalizou dizendo: “É um escândalo as estradas do Estado, algumas não foram feitas e outras que foram feitas não são conservadas, então, a sensação é estar na Ucrânia, não é a mesma coisa, mas se assemelha, com a quantidade de buracos e a falta de infraestrutura. A infraestrutura que possibilita o crescimento do turismo precisa ser visto com muito carinho, na própria Reforma Tributária, no tratamento tributário que você deve dar ao setor, que deve ser um tratamento que considere as peculiaridades de cada setor. O turismo é uma de nossas grandes soluções, é aquilo que chama  de indústria sem chaminé, aquela que não polui. Além disso, destaco também o papel que o Sistema S cumpre no apoio ao turismo, na capacitação dos profissionais, de todos os profissionais que atuam no turismo. Então, o turismo me entusiasma muito e me deixa muito otimista em relação ao que podemos fazer no nosso estado. Eu acho que precisa ser uma prioridade enxergada com maior clareza”, declarou André de Paula.
A sabatina contou com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fecomércio Pernambuco (www.youtube.com/FecomércioPernambuco) e, assim como as anteriores com os candidatos ao Senado Federal e ao Governo de Pernambuco,  está disponível para que o público possa rever e decidir quais postulantes e propostas os representam mais em suas ideias para o Estado.

Related Posts