UFPE atinge marca de 20 mil litros de álcool 70% doados para o combate à Covid-19

A Universidade Federal de Pernambuco atingiu, nesta semana, a marca de 20 mil litros álcool 70% doados para auxiliar no combate à Covid-19 no Recife e interior de Pernambuco. Responsável por coordenar a iniciativa, a professora Beate Saegesser, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, adianta que ainda há fôlego para ultrapassar esse número.

“Recebemos a promessa de doação de 40 mil litros de álcool 70% de um conjunto de usinas, intermediado pelo Sindaçúcar, e já recebemos 12 mil litros; as solicitações de doação de secretarias e hospitais têm crescido e esperamos que possamos continuar a promover este serviço solidário à sociedade”, afirma.

A ação voluntária conta com a participação de uma equipe reduzida que trabalha por turnos, com o cuidado de dividir as funções em espaços separados, para evitar aglomerado em um mesmo ambiente, segundo a professora. “Todos trabalhamos paramentados, com máscaras, luvas, calça comprida, jaleco e alguns usam face shields; são voluntários que vêm a pé, de bicicleta ou de carro, portanto não pegam transporte público”, explica Beate.

O grupo é composto por docentes de diferentes departamentos e estudantes de cursos como Farmácia, Química e Engenharia Química, entre outros. Voluntários do Departamento de Engenharia Nuclear da UFPE e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) também auxiliam na produção de água destilada. “Todos os voluntários recebem instruções de manipulação dos insumos, da assepsia dos vasilhames, da rotulagem e principalmente, de segurança em saúde”, acrescenta.

Para dar conta da demanda que continua crescendo, o grupo avisa que ainda está recebendo doação de insumos como álcool anidro ou 70%, embalagens limpas de 500ml a 25 litros, bombonas grandes de 50 e 200 litros e água destilada. Para doar algo ou solicitar doações basta escrever para o e-mail combatecovid@ufpe.br.

“Gostaria de agradecer mais uma vez, em nome da Universidade Federal de Pernambuco, ao apoio de parceiros como o Sindaçúcar e a BR Distribuidora, entre tantos outros, e ressaltar a importância dessa ação, que tem garantido melhores condições para o enfrentamento da Covid-19. Não apenas na cidade do Recife, mas também nos vários municípios que temos auxiliado”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “Que esse apoio se prolongue enquanto durar a situação causada pela epidemia”, completou ele.

BENEFICIADOS

Dentre as instituições e agrupamentos beneficiados com as doações estão diversas Secretarias de Saúde e prefeituras do interior, hospitais, UPAS e hemocentros, departamentos internos da UFPE – como o setor de segurança, setor de terceirizados, as Casa dos Estudantes, Nass e Nase, entre outros – além de ONGs e ações sociais, terreiros, comunidades quilombolas e a tribo Fulni-ô. Segundo a professora Beate, uma fração deste álcool também está indo para os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA) para ser envasado e distribuído por lá.

Deixe seu comentário