146
Confira como é prático e rápido para fazer a inscrição; prazo vai até o dia 5 de junho
Evidenciar histórias empreendedoras e destacar a pauta do empreendedorismo social. Este é o maior objetivo do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) que, neste ano, chega a sua 10ª edição e está com inscrições abertas até o dia 5 de junho. Sob o tema “A importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, a premiação contempla quatro categorias principais na edição estadual (Áudio, Texto, Vídeo e Foto). Na etapa nacional desta edição, as matérias poderão concorrer ainda ao prêmio especial, caso abordem a temática do empreendedorismo social.
As inscrições podem ser feitas de forma prática e rápida pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. Basta realizar um cadastro com informações básicas pessoais, nome do veículo do qual faz parte e a função. A segunda etapa da inscrição consiste em adicionar o trabalho que irá concorrer ao prêmio. Para isso, é só escolher o formato (áudio, texto, vídeo ou foto), preencher as informações solicitadas, como: título e subtítulo, veículo, equipe, data e link da publicação, dentre outros. O site ainda oferece a possibilidade de salvar o trabalho, para finalizar a inscrição em um outro momento, desde que esteja dentro do prazo de até 05/06/2023. Após esse prazo as inscrições serão encerradas.
Entre os temas sugeridos estão: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito, e empreendedorismo social.
Na etapa estadual, podem concorrer matérias publicadas em veículos impressos, jornais ou revistas, sediadas na Bahia, ou portais, sites de notícias e blogs (projetos jornalísticos digitais), que contem com produção de conteúdo próprio e não apenas reproduzam conteúdos já veiculados em outras mídias. O período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer é de 1º de julho de 2022 a 4 de junho de 2023.
Prêmio
O PSJ se tornou referência no fomento ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Na 9ª edição, realizada em 2022, o prêmio recebeu mais de 1,1 mil inscrições de todo o Brasil e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais. A Bahia foi o estado do Norte/Nordeste com o maior número de trabalhos inscritos, totalizando 62 nas quatro categorias. Veja aqui os veículos e jornalistas que foram reconhecidos pela premiação na etapa estadual, em 2022.
O jornalista responsável pela Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia, Pedro Soledade, evidencia o potencial inspirador e transformador das reportagens inscritas no PSJ. “Mais que uma premiação, o Sebrae há 10 edições valoriza, reconhece e fortalece o jornalismo parceiro do empreendedorismo e dos pequenos negócios, trazendo pautas que impactam positivamente neste universo que responde por cerca de 98% do tecido empresarial do país e da Bahia”, afirmou.
Premiação especial
Os conteúdos sobre empreendedorismo social devem abordar o tema retratando negócios que buscam solucionar ou minimizar problemas sociais ou locais por meio de produtos e serviços. Mostrar histórias inspiradoras, os desafios desse tipo de empreendedorismo, bem como seus impactos, também é uma forma de tratar do tema.