Com a melhora dos índices de vacinação contra a Covid-19, os setores de bares, restaurantes e eventos vão ter um final de ano diferente. Após longos períodos restritivos.
Com a chegada das festas de fim de ano, o setor de eventos, bares e restaurantes estão apostando em ações diferentes para atrair o público e impulsionar a retomada econômica do segmento. No preparo para atender a demanda, empreendedores implantam novas medidas de eventos e cardápios para aumentar a clientela, além de fomentar os negócios com a geração de emprego e renda.
Com a previsão de gerar 63,4 mil vagas temporárias até o fim do ano no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor tem a esperança de melhor desempenho em comparação com o último ano. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel/PE), André Araújo, o crescimento de novas vagas deve ser a partir dos 10% em comparação ao último ano no Estado.
“Tradicionalmente tínhamos crescimento de até 12% de aumento de contratação de vagas temporárias. As procuras estão intensas, reservas de fim de ano estão positivas, confraternizações em alta e acreditamos que teremos uma busca acima da média. Contamos com o movimento para conseguir recuperar, sanar uma dívida e ter uma recuperação”, disse.
Como diferencial para o período e conseguir se destacar, o presidente da Abrasel/PE recomenda que os empreendedores atendam aos desejos dos consumidores. “É preciso entender o consumidor, as pessoas procuram mais viver uma experiência. Promover e oferecer uma nova experiência se destaca, pode ser no atendimento, cardápio, criação de espaços novos, novos serviços como um delivery diferenciado, utilizar a criatividade. As redes sociais são um grande instrumento de ajuda, porque a facilidade que chega ao cliente é muito mais rápida e eficiente”, aconselhou.
A sócia do Jolu Sushi, Luciana Paschoaleto, conta que uma das formas de atrair o público para este período foi criando cardápios exclusivos com preços promocionais. “Estamos montando um projeto de música ao vivo, algo mais agitado quebrando as programações em casa. Acho que esse momento é de agito, de happy hour, buscamos um cardápio específico para isso, onde em dois dias da semana teremos ele durante todo o funcionamento da casa, naturalmente as pessoas aceleram mais as saídas nos dois últimos meses do ano”, disse Paschoaleto.
A expectativa da casa é de que o período aumente em até 150% as vendas, já que no último as vendas eram maiores no delivery. “A expectativa é positiva em relação ao ano passado. Teve uma leve reabertura no fim do último ano, mas esse ano esperamos que as vendas sejam de pelo menos 150% em relação ao último ano”, declarou.
No Raiz Cozinha Boêmia, a expectativa também é positiva para o período e para isso foi criado um espaço exclusivo para os grupos de confraternizações. “Nesse fim de ano lançamos um espaço para confraternizações, um espaço para eventos sociais, onde pode receber até 50 pessoas, é privativo para quem quer fazer uma comemoração mais reservada. Montamos pacotes com o que as pessoas vão preferir, adequamos o serviço para as pessoas estarem no estabelecimento”, destacou o sócio do Raiz, Wellington Tiago.
O sócio reforça ainda que em relação ao último ano as vendas devem ser mais positivas, já que o setor não encontra mais restrições. “Aproveitamos para revitalizar o espaço, requalificar os nossos funcionários que continuaram conosco, independente da pandemia. Devemos ter um aumento de 80% no faturamento, hoje temos melhores condições para ter um mês de dezembro muito melhor”, afirmou Wellington.
Outro empreendimento que busca atrair novos clientes é o Boteco 878. Segundo o gerente Alyson Arlan, combos foram montados para que os consumidores escolham as melhores opções. “Elaboramos dois combos, onde a pessoa pode comer e beber à vontade. Fizemos assim para atuar com um diferencial em relação a outras casas, fazer algo que atraia o cliente. A expectativa é positiva, já estamos recebendo reservas, eventos para grupos de pessoas”, contou.
Outro empreendimento que busca atrair novos clientes é o Boteco 878. Segundo o gerente Alyson Arlan, combos foram montados para que os consumidores escolham as melhores opções. “Elaboramos dois combos, onde a pessoa pode comer e beber à vontade. Fizemos assim para atuar com um diferencial em relação a outras casas, fazer algo que atraia o cliente. A expectativa é positiva, já estamos recebendo reservas, eventos para grupos de pessoas”, contou.
Outro empreendimento que busca atrair novos clientes é o Boteco 878. Segundo o gerente Alyson Arlan, combos foram montados para que os consumidores escolham as melhores opções. “Elaboramos dois combos, onde a pessoa pode comer e beber à vontade. Fizemos assim para atuar com um diferencial em relação a outras casas, fazer algo que atraia o cliente. A expectativa é positiva, já estamos recebendo reservas, eventos para grupos de pessoas”, contou.
Já o sócio da Carvalheira, Victor Carvalheira, aponta que os eventos programados para o final de ano têm o objetivo de que as pessoas possam se confraternizar, aproveitando de boas experiências. “A gente observa com muita cautela o que acontece, o cenário está mais positivo, os protocolos mais flexíveis e planejamos essa volta. Todos estão animados com a volta, o alívio da pandemia, em relação ao percentual de vacinação, mas com cautela. Queremos que as pessoas se confraternizem independente de qualquer coisa, que estejam no evento e tenham a experiência independente da atração”, contou.