Unidades de Saúde registram boa procura por vacinas contra a gripe no primeiro dia de Campanha em Dormentes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Campanha começou ontem (10) e vai atender público específico até 31 de Maio

A sabedoria popular diz que “Prevenir é o melhor remédio”, ainda mais quando se trata de doenças que podem ser combatidas, como é o caso da gripe. Para garantir que a população seja imunizada corretamente, a prefeitura de Dormentes está realizando a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o município e já no primeiro dia obteve uma boa resposta do público-alvo.

A campanha foi iniciada ontem (10) e de acordo com a Secretaria de Saúde, Talita Mirele, a procura pela vacina nas Unidades de Saúde foi considerada satisfatória para um primeiro dia. “Foram 150 vacinas aplicadas, estamos satisfeitos porque infelizmente ainda enfrentamos muita resistência da população, principalmente dos idosos. Então saber que mais de 3% do público-alvo já foi até a UBS e recebeu a imunização já no primeiro dia, nos alegra. Claro que precisamos intensificar a campanha para que a nossa meta, que é de 90% do público-alvo vacinado até 31 de Maio, seja cumprida”, esclarece a secretária.

A CAMPANHA

A campanha de Vacinação contra a Gripe faz parte do calendário nacional do Ministério da Saúde e é voltada para os seguintes grupos:
– gestantes;
– puérperas (até 45 dias após o parto);
– crianças maiores de 6 meses a menores de 6 anos;
– idosos com mais de 60 anos;
– pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou outras condições especiais;
– povos indígenas;
– trabalhadores da área da saúde;
– professores da rede pública e privada;
– adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
população privada de liberdade e
– funcionários do sistema prisional.

De acordo com a secretária de Saúde, a vacina é efetiva contra dois tipos de gripe A (H1N1 e H3N2) e um tipo B. “O objetivo é proteger contra os tipos mais graves de gripe, que podem resultar em complicações e levar até a morte. Por isso vamos trabalhar para que todos sejam devidamente imunizados”, explica Talita.

Até o dia 31 de maio, todas as unidades básicas de saúde de Dormentes vão distribuir gratuitamente a vacina às pessoas pertencentes aos grupos considerados mais vulneráveis. O atendimento acontecerá em horário normal: das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Isabella Mendes
Ascom – Prefeitura de Dormentes – PE

Related Posts