O evento é em alusão ao Dia da Hipertensão, celebrado em 26 de abril
Em alusão ao Dia da Hipertensão, celebrado em 26 de abril, a UNINASSAU Petrolina promove um evento com palestras e serviços voltados para a prevenção da hipertensão. A ação será realizada na próxima quarta-feira (26), a partir do turno da manhã, na Clínica-Escola da instituição que fica localizada na Av. Cardoso de Sá, 950, no bairro Vila Eduardo.
O evento conta com a participação dos cursos de Nutrição e Fisioterapia. Na ocasião, os estudantes de Nutrição fornecerão orientações em forma de minipalestras para pessoas hipertensas, com a supervisão da nutricionista e docente Daniela Veríssimo. Elas vão acontecer em intervalos de uma hora, tanto na parte da manhã quanto da tarde, com duração entre cinco e dez minutos cada.
De acordo com Daniela Veríssimo ter atenção e cuidar da alimentação são algumas das práticas essenciais para evitar essa doença. “A má alimentação é um dos fatores de risco para adquirir a hipertensão, por isso a Nutrição pode ser uma aliada para prevenir ou auxiliar no tratamento”, explica.
Além das palestras, os tratamentos de reabilitação feitos na hidroterapia e na parte de Traumatologia serão voltados aos pacientes hipertensos. A fisioterapeuta da Clínica-Escola, Anny Leal, ressalta o objetivo das modalidades que devem ser feitas regularmente. “É possível promover a queda e a regulação da pressão arterial por meio de exercícios aeróbicos e respiração controlada. A recomendação é que sejam feitos três ou mais vezes na semana, com duração mínima de 30 minutos”, destaca.
Hipertensão
A Hipertensão é uma doença crônica que se caracteriza pelos níveis elevados e sustentados da pressão sanguínea nas artérias, sendo um dos principais fatores de risco para a ocorrência das doenças cardiovasculares como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Aneurisma, Infato Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca e perda da função renal. Algumas medidas como ter uma alimentação saudável e balanceada, reduzir o uso do sal, não fumar e praticar atividades físicas podem evitar a pressão alta.