Univasf realiza Semana Comemorativa em alusão ao Dia Nacional dos Surdos

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos Brasileiros, que é comemorado no dia 26 de setembro, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está promovendo o evento “Dia Nacional dos Surdos – Semana Comemorativa”. O evento acontece até sexta-feira (18), através do YouTube e do Zoom. Pessoas surdas e ouvintes podem se inscrever gratuitamente até amanhã (17).

Promovido pelo Colegiado de Ciências Sociais e pelo Grupo de Pesquisa Narratividades da Univasf, com apoio da Associação dos Surdos de Petrolina (ASP), o evento conta com mais de 200 inscritos. Os interessados em participar devem se cadastrar no site do Dia Nacional dos Surdos – Semana Comemorativa.

A programação conta com palestras e oficinas de professores e pesquisadores surdos que estão compartilhando seus estudos recentes realizados no contexto escolar. A palestra de abertura, realizada na última segunda-feira (14), abordou o tema “Emoção e aprendizagem de temas ambientais com integração de tecnologias na experiência de estudantes surdos”, e está disponível no YouTube . Já o encerramento, que será transmitido no mesmo canal, acontecerá no dia 18, abordará o tema “Construindo o processo de literatura surda na escola: Reflexões, ações e propostas”. As palestras acontecem das 16h às 18h.

A professora do Colegiado de Ciências Sociais e idealizadora do evento, Maria Nacelha Ferreira Oliveira, ressalta que essas atividades são importantes em relação à representação social e cultural da data para o povo e a comunidade surda brasileira. Ela conta que o Dia do Surdo é um marco histórico na educação das pessoas surdas em âmbito nacional. “Oficializado como o Dia Nacional dos Surdos somente no ano de 2008, através da Lei de nº 11.796 de 29 de outubro, é uma homenagem à data de criação da primeira escola para pessoas surdas do Brasil, fundada em 1856 na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa do professor surdo francês Ernest Huet”, explica Nacelha.

Deixe seu comentário