150
A Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), sob a coordenação médica do Dr. José Roberto Rocha, alerta a população sobre o aumento das arboviroses, doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti, sendo as mais comuns a dengue, a chikungunya e a zika.
Pernambuco registrou 9.505 casos prováveis de dengue, com 730 confirmações, um aumento de 473,6% em relação ao mesmo período de 2023. Os demais estão sendo investigados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que notificou nove casos graves até o momento.
Os dados são do Informe Epidemiológico de Arboviroses, com números das semanas epidemiológicas de 1 a 11, que correspondem ao período de 31 de dezembro de 2023 a 16 de março deste ano.
Petrolina aparece com média incidência no informe do Estado e com 853 casos de dengue notificados no boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (18). Desse total, 4 foram confirmados e 123 descartados. Com relação a chikungunya, 103 casos foram notificados e zero confirmados. Zica, com 16 casos notificados, também não confirmou nenhum até o momento.
“Neste cenário, a UPAE vem como parceira nessa luta contra as arboviroses, trazendo esclarecimentos e informação para a população. Além de atuarmos na assistência, auxiliamos na prevenção através da educação em saúde”, justifica José Roberto.
“A prevenção e o controle das arboviroses são responsabilidades de todos nós. Cada um pode fazer a sua parte eliminando os possíveis criadouros do mosquito e adotando medidas de prevenção. Juntos, podemos vencer essa batalha”, complementa o médico.
Contágio e sintomas
As arboviroses são transmitidas principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas variam de acordo com a doença. A dengue e a chikungunya causam febre e dor no corpo, enquanto a zika causa uma febre mais baixa e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de coceira.
Prevenção e tratamento
A prevenção é a melhor forma de combate às arboviroses. Isso inclui a eliminação de criadouros do mosquito, uso de repelentes e telas de proteção em janelas. Não existem tratamentos específicos para essas doenças. O suporte ao paciente acometido é feito com hidratação, repouso e manejo dos sinais e sintomas a fim de evitar complicações.
Quando procurar atendimento médico
Em caso de sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As UPAs são destinadas ao atendimento de casos mais graves das doenças e para situações de urgência e emergência.
“Para evitar a lotação e um maior tempo de espera por atendimento, as pessoas que apresentam sintomas menos agudos devem procurar o posto de saúde, como orientamos”, ressalta o coordenador.
Perfil
A UPA de Petrolina é referência para o atendimento médico clínico de urgência e emergência adulto. Funciona 24h, sete dias por semana, e é um serviço porta aberta ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).