O Dia do Psicólogo é comemorado no Brasil em 27 de agosto. Para celebrar a data, as equipes de psicologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan montaram uma programação educativa para falar sobre a importância da saúde mental e o papel da psicologia hospitalar.
No HDM as ações começaram ontem (26) com uma fala para os residentes sobre a importância da assistência psicológica na situação de internamento e adoecimento. A sensibilização foi feita pela profissional Priscilla Souza. Hoje (27) acontecerá abordagem sobre o tema com as mães da Casa de Apoio e comemoração entre os psicólogos e estagiários.
Já na UPAE, a psicóloga Tatyana Torres montou um grupo de saúde mental com foco nos custos e recompensas do cuidar. Os grupos serão divididos por categorias profissionais e os encontros deverão acontecer semanalmente. “A intenção é tornar permanente a nossa discussão e acompanhamento. É um trabalho voltado para a equipe, que tem como objetivo promover acolhimento e sensibilização para as questões voltadas à saúde mental dos trabalhadores da saúde”, esclarece.
A psicologia hospitalar que é desenvolvida na UPAE e HDM tem como objetivo auxiliar os pacientes e acompanhantes no processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização. Além desse serviço, o setor presta atendimento clínico/ambulatorial aos pacientes e profissionais.
“Nós temos uma equipe de 4 pessoas e as meninas realizam um trabalho fantástico, que tem feito a diferença inclusive neste momento de pandemia. Saúde mental é coisa séria e faz parte dos cuidados integrais ao paciente”, relata a supervisora Kátia Silene.
“Quero parabenizar a todos os colegas nesta data especial e reforçar a importância da multidisciplinaridade na saúde. Autocuidado não é egoísmo. Muito ao contrário, é necessário”, reflete Tatyana.
A campanha do Dia do Psicólogo este ano destaca a importância da articulação política e da mobilização social para uma psicologia cada vez mais pautada nos Direitos Humanos.
