O feriado de 07 de setembro (Dia da Independência do Brasil) costuma atrair centenas de pessoas para assistir aos desfiles cívico e militar, como também muitas famílias aproveitam para viajar ou curtir o dia com atividades ao ar livre. Por isso, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, prepararam algumas dicas para as pessoas aproveitarem o feriado com saúde.
Independente do destino escolhido, a orientação principal é sobre o uso do protetor solar. “Essa semana o clima deu uma virada aqui na região, mas é importante lembrar que mesmo com o céu nublado o uso do protetor é indispensável”, esclarece o dermatologista Elson Marques.
De acordo com o profissional, o protetor solar deve ser aplicado 20 minutos antes de sair de casa e reforçado de duas em duas horas, mas se houver exposição excessiva ao sol, atividades na água, ou muita perda de suor, a reposição deve ser reforçada de hora em hora. “Essa recomendação vale, inclusive, para aqueles que preferem a sombra, pois a luz solar é refletida na água e na areia”, orienta.
Outros recursos físicos como barreira ao sol também devem ser uma opção. “É indicado o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, roupas com proteção UVA e UVB, sombrinhas e sombreiros”, ressalta o especialista.
Para as crianças, os cuidados devem ser redobrados, pois o risco de insolação é alto. Até os 6 meses de idade, no entanto, não é recomendável o uso de protetor solar, pois a criança pode desenvolver alguma alergia ou irritação. O ideal é manter os bebês novinhos na sombra, com camisetas e chapéu – principalmente das 10h às 17h, quando o sol é mais forte A partir do sétimo mês, a proteção solar deve se tornar um hábito. O fator de proteção 30 é o indicado para a maioria dos pequenos, mas, caso a pele do bebê seja muito clara, o melhor é optar por um FPS acima de 40.
É preciso cuidado também com a alimentação e a hidratação. “O indicado é beber muito líquido, dando preferência à água mineral, água de coco e sucos naturais. Frutas e alimentos leves de fácil digestão devem ser os escolhidos. É preciso cuidado com as comidas de rua. Levar o lanche e a bebida de casa pode ser uma ótima opção, além de mais barata”, orienta a nutricionista Uilla Soares.
No mais é buscar optar por roupas leves, de preferência de algodão, fazer o uso de um hidratante pós-sol ao final do dia e aproveitar bastante o feriado.
Ascom
Blog do Banana
