No dia 20 de janeiro, hoje, é comemorado o Dia do Farmacêutico. Na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE) e nos Hospitais Regional de Juazeiro e Dom Malan, geridos pelo IMIP, estes profissionais são responsáveis pela programação e seleção dos medicamentos, aquisição, armazenamento, distribuição dos mesmos para os setores. Além de realizar atividades como manipulação e fracionamento destes medicamentos de acordo com as necessidades dos pacientes.
Segundo a Coordenadora da Farmácia do HDM, Paula Edilene Marcula, A Farmácia Hospitalar, assim como os profissionais que a compõem, são de fundamental importância para o funcionamento e a manutenção da rotina da Unidade de Saúde. “Eles são responsáveis pela dispensação de medicamentos e distribuição de materiais para procedimentos técnicos e cirúrgicos. Tudo é conduzido de forma para um melhor tratamento, sempre de acordo com as prescrições médicas e avaliação do farmacêutico, promovendo o uso correto e seguro de medicamentos. No ambiente hospitalar, os medicamentos seguem um percurso bastante complexo, e por isso, devem ser seguidas regras e um fluxo orientado”, aponta.
Para o Farmacêutico da UPAE, Thiago se Menezes Ramos, a rotina deste profissional é bem diversificada junto à instituição. “Algumas das tarefas também são supervisionar o atendimento de medicamentos sob controle de prescrição, revisar as prescrições analisando tecnicamente os medicamentos dispensados, colaborar com a equipe multidisciplinar, prestando as informações necessárias quanto ao uso do medicamento, assegurar a integridade do medicamento desde o seu recebimento até a sua dispensação junto ao usuário, além de colaborar na realização de pesquisas na área”, disse.
“O farmacêutico no uso de suas atribuições em ambiente hospitalar é substancial para garantir que os insumos e medicamentos hospitalares sejam elencados, selecionados, adquiridos e dispensados aos usuários do SUS de forma confiável e segura”, complementa Thiago.
“A farmácia Hospitalar do HRJ possui uma área central de dispensação de medicamentos que dispensa uma média 136 prescrições por paciente a cada 24h, uma central de abastecimento, uma farmácia satélite no bloco cirúrgico e uma farmácia exclusiva para preparação de quimioterápicos que é responsável pela manipulação de uma média de 220 quimioterapias por mês”, explica a coordenadora da Farmácia do HRJ, Sâmara Viana.
ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL DOM MALAN/IMIP
Blog do Banana