UPAE/IMIP de Petrolina lança campanha: “Sua falta faz falta para nós”

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) está lançando a campanha “Sua falta faz falta para nós”, com o objetivo de diminuir o índice de absenteísmo, que consiste na falta do paciente após confirmação da marcação.

Na Atenção Especializada este índice, em outubro de 2020, ficou em 26,10%. O que significa que 828 pacientes deixaram de comparecer às consultas, exames e cirurgias.

“Ainda não fechamos novembro, mas sabemos que teremos índices altos de absenteísmo também. E a gente prevê o mesmo cenário para dezembro, devido às festividades de final de ano e dificuldade de transporte, entre outras questões pessoais. Então, tivemos que tomar uma providência, a pedido da nossa coordenadora geral, já que ainda temos demanda reprimida, resultante dos meses que passamos funcionando como hospital da campanha”, esclarece a coordenadora de enfermagem, Paloma Almeida.

Os prejuízos, nesse caso, atingem inclusive o próprio usuário do SUS, que terá que retornar para a atenção básica (posto de saúde) para reiniciar o seu atendimento na rede especializada. “A partir do momento que o paciente falta a uma consulta ele perde a sua vaga e tem que refazer todo o trajeto. Aqui na UPAE, por exemplo, nós não remarcamos consulta de pacientes faltosos”, justifica Paloma.

Para a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin, além do prejuízo pessoal, o absenteísmo representa uma falta para a Unidade. “Se eu já sei que não vou poder ir à consulta no dia agendado, o ideal é que eu informe isso à UPAE, para que aquela vaga não fique ociosa, o médico não deixe de atender e outra pessoa não deixe de ser beneficiada. Caso ocorra algum imprevisto, é importante tentar desmarcar com pelo menos 24h de antecedência”, ressalta.

No momento, a UPAE Petrolina não está realizando a marcação de novas consultas. Mas, a partir de dezembro já estará liberando vaga para a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) para marcação dos municípios. Com o retorno da Atenção Especializada em outubro, a Unidade priorizou os pacientes que estavam agendados antes da pandemia.

 Todas as regras de distanciamento social e orientações para o período estão sendo mantidas e respeitadas na UPAE. “Não há motivo para preocupação. Retornamos com toda a segurança e cuidados necessários para os nossos profissionais e pacientes”, finaliza a coordenadora médica, Bruna Spíndola sobre a retomada das atividades.
Deixe seu comentário