Neste Dia Internacional do Homem (19 de novembro), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta os principais cuidados relacionados à saúde do homem, já que cada vez mais pesquisas comprovam que o bem-estar físico e mental, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida.
Os homens, geralmente, costumam dar menos atenção à saúde e buscam menos a rede de assistência. A realidade é que a grande maioria só procura o consultório médico por influência da mulher ou de filhos, sendo que mais da metade adia essa ida e já chega com doenças em estágio avançado.
Por isso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem como objetivos: promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina; e propiciar um melhor acolhimento deste público no Sistema Único de Saúde (SUS), do qual a UPAE de Petrolina faz parte.
“É preciso chamar atenção dos homens para o autocuidado e é isso que a nossa Unidade busca sempre fazer. Seja através de palestras, informes ou divulgações. A gente já sente uma procura maior do público masculino pelos nossos serviços, mas ainda há um longo caminho a percorrer, visando a prevenção e a promoção da saúde”, ressalta a coordenadora geral, Grazziela Franklin.
Para facilitar esse autocuidado, a UPAE dá algumas dicas: adote hábitos saudáveis; pratique exercícios físicos; tenha uma alimentação balanceada; faço uso moderado de bebidas alcoólicas; não fume; busque o diagnóstico precoce de doenças; faça os exames de rotina; preste atenção aos sinais que o corpo envia; afira a pressão com frequência e controle o colesterol; fique atento aos sintomas dos problemas na próstata (como dificuldade para urinar, jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga) e busque os serviços de saúde sempre que precisar.