Ricardo Banana

UPAE/IMIP de Petrolina promove treinamento de Suporte Avançado à Vida

Na última semana (04.08), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina promoveu um treinamento de Suporte Avançado à Vida. O momento foi coordenado pela equipe de fisioterapia e contou com a participação do médico do serviço, Dr. Erick de Oliveira, e da fisioterapeuta, Iana Gonçalves.

O treinamento teve como público alvo a própria equipe de fisioterapia e envolveu a enfermagem, com o objetivo de orientar os profissionais quanto ao manejo e atuação na situação de parada cardiorrespiratória.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de um suporte avançado.

“Dentro desta perspectiva, o manejo correto do paciente pode fazer a diferença entre a vida e a morte, devendo, no mínimo, contribuir para um prognóstico melhor. Por isso, o ideal é que todos os profissionais de saúde dominem esse protocolo”, esclarece a supervisora de fisioterapia, Aylla Alencar.

Treinamentos como esse são realizados periodicamente na Unidade e fazem parte do calendário de capacitação em serviço. “Dessa vez tivemos o diferencial de fazermos uma simulação realística e foi bem proveitoso. Participaram todos os profissionais da UTI e da emergência. Reforçamos a técnica de apoiar ainda mais a circulação, como manter uma via aérea aberta e a ventilação adequada.  Acredito que o resultado foi o melhor possível”, comemora Aylla.

Para a coordenadora de enfermagem, Rayanne Ribeiro, o efeito positivo é em cadeia: “Ganha o profissional que se capacita, ganha a Unidade por contar com profissionais preparados e ganha o paciente que recebe um atendimento de excelência. E esse é sempre o nosso objetivo final”.

Compartilhe: