No Dia Mundial do Sono (21.03), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) ressalta a importância de uma boa noite de sono para a saúde, visto que uma noite mal dormida gera desgaste no dia seguinte e acarreta uma série de enfermidades que a maioria da população nem imagina.
O sono desempenha um papel fundamental nos processos reparadores do organismo e na consolidação da memória. Ele auxilia na construção de um sistema imunológico saudável e regula os níveis de grelina e leptina, que são hormônios responsáveis pelas sensações de fome e saciedade. Desse modo, contribui para diminuição do risco de obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas.
Além disso, a ciência já sabe que enquanto a pessoa dorme, e somente quando dorme, o cérebro passa por uma limpeza. Nessa relação de ligações neurológicas, o sono provê ao cérebro uma incrível função restaurativa. Em um determinado estágio do sono nosso cérebro decide o que fica e o que vai embora numa elegante solução para sua mais básica necessidade: a faxina.
A falta de sono adequado, por sua vez, prejudica a concentração, o desempenho atlético e físico, podendo ocasionar depressão e a diminuição da capacidade de processar informações emocionais.
Então, siga as dicas da UPAE para uma noite tranquila: Durame em local confortável, fresco, escuro e silencioso; faça uma refeição leve antes de dormir; diminua os líquidos durante a noite para que a necessidade de urinar não interrompa o sono com frequência; tome um banho quente antes de dormir e faça uso de óleos relaxantes e cremes; procure dormir e acordar sempre no mesmo horário; relaxe a mente e livre-se de pensamentos, preocupações e ansiedades; evite ingerir tranquilizantes, relaxantes e soníferos, pois eles podem criar hábitos indesejáveis; por fim, vá para a cama somente quando estiver sonolento.
Ascom