A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) Petrolina adere à Campanha de Conscientização do Dia Mundial da Psoríase, celebrada em 29 de outubro, e estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sob o lema “Viva em paz com sua pele. Psoríase tem tratamento.”, a campanha visa aumentar a conscientização sobre a condição, combater preconceitos, promover o diagnóstico precoce, destacar as opções de tratamento disponíveis e enfatizar a importância da prevenção.
A psoríase é uma doença crônica da pele que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por manchas avermelhadas e descamativas na pele, a psoríase pode causar desconforto físico e impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Infelizmente, além dos desafios físicos, muitos indivíduos enfrentam estigma e preconceito devido à falta de compreensão e conscientização sobre a doença.
Neste dia, a UPAE Petrolina se une à comunidade global para promover uma mensagem de esperança e informação. “Queremos destacar que a psoríase tem tratamento e que é possível viver em paz com a doença. Com o apoio de uma equipe médica especializada e recursos avançados, nossa instituição oferece atendimento e suporte diagnóstico aos pacientes que enfrentam essa condição”, ressalta a coordenadora geral, Elizangela Torre.
A Atenção Especializada da UPAE Petrolina dispõe de serviço ambulatorial para diagnóstico e tratamento da psoríase com a equipe multiprofissional, que inclui médicos dermatologistas. Os profissionais oferecem um atendimento personalizado, empático e baseado em evidências, visando o bem-estar dermatológico dos pacientes. “Além disso, nosso compromisso vai além do tratamento, buscando promover a conscientização sobre a psoríase e ajudar a eliminar o estigma associado a ela”, reforça a gestora.
A prevenção e o diagnóstico precoce também são aspectos cruciais no manejo da psoríase. “Encorajamos a população a estar atenta aos sinais e sintomas da doença, como manchas vermelhas, descamação e coceira na pele, e a buscar auxílio médico o mais cedo possível. Quanto mais cedo a psoríase for diagnosticada, maior será a eficácia do tratamento e menor o impacto na qualidade de vida”, esclarece a dermatologista, Ana Catarina Mota.
Vale lembrar que a Atenção Especializada da UPAE Petrolina atende aos 7 municípios da VIII Regional de Saúde e que as primeiras consultas com os especialistas são reguladas e marcadas pelas secretarias municipais.
Com informações da Ascom UPAE