UPAE Petrolina e UPAE Escada trocam experiências sobre Matriciamento do Cuidado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
A coordenadora geral da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin, a coordenadora interdisciplinar da unidade, Rayanne Ribeiro, e o coordenador médico da UPAE, José Roberto Coelho, estão na Zona da Mata do Estado para trocar experiências com a equipe gestora da UPAE Escada.
O time sertanejo foi recebido pelo coordenador da unidade, Francisco Galvão, para discutir o processo de implantação do matriciamento do cuidado, um modo de fazer saúde de forma integrada e com foco no fortalecimento da rede de saúde pública.
“A UPAE Escada é uma das pioneiras no matriciamento em Pernambuco. Acreditamos que esse mecanismo pode facilitar a integração entre os dois níveis de atenção, favorecendo assim o gerenciamento conjunto da atenção integral ao paciente, a definição de novas estratégias e pactuações”, explica o coordenador da UPAE Escada, Francisco Galvão.
Para a coordenadora da UPAE Petrolina, será uma união essencial entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada. “Dentro desse contexto, a UPAE Petrolina será a responsável por coordenar e guiar os atendimentos especializados da população dos municípios da VIII regional, para a qual somos referência”, esclarece Grazziela Franklin.
O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência.

Related Posts