Com o tema eleito pela Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH Saúde), “E por trás da máscara, você está bem?”, a unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) realizou durante todo o mês ações para os funcionários, colaboradores, pacientes e usuários do serviço.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) teve como foco o público interno e o Serviço Social em Ação, juntamente com a Coordenação Interdisciplinar, dedicaram suas ações mais para o público externo, sensibilizando a todos sobre a importância da prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental.
Na Unidade, o start foi dado com a distribuição dos laços representativos da campanha, intervenções ativas com a caixinha do desabafo, painel interativo, e palestra com a equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), que promoveu um momento de informação e diálogo com pacientes e acompanhantes do ambulatório, urgência e emergência.
Nesta última semana, a Unidade desenvolveu mais duas grandes ações, as oficinas terapêuticas (que encerram nesta sexta-feira, dia 30) e uma roda de conversa com a psicóloga Tatiany Torres.
“Pensamos em algo que pudesse ir além dos números, fatores de risco e formas de prevenção. Então, pensamos em abordar a importância do cuidado, partindo do nosso cuidador, que são os nossos profissionais”, esclarece a coordenadora interdisciplinar, Rayanne Ribeiro.
“Por isso, realizamos esse momento com a nossa psicóloga que falou um pouco sobre qualidade de vida, controle do estresse e saúde mental, como também propomos as oficinais que foram muito bem aceitas pela nossa equipe. Foi um tempo em que eles puderam tirar para uma atividade lúdica. Teve pintura, desenho, arte e muita descontração. O resultado foi tão bom que estamos pensando em repedir”, revelou.
De acordo com Rayanne, a continuidade das ações casa com o projeto Moveemente da FGH. “Vamos continuar com as ações de cuidado, provendo saúde física e mental para toda nossa equipe. Aqui nós cuidamos dos pacientes, mas também cuidamos de quem cuida”, destacou.
Para a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha, o Setembro Amarelo é um dos eventos mais bacanas que a Unidade realiza. “A gente percebe um engajamento real das pessoas, o interesse pois percebemos que atingimos o nosso objetivo”, finaliza.
